Círio de Nazaré levou às ruas de Belém, neste domingo, milhões de fiéis
Principal procissão do Círio se encerrou ao fim por volta de meio-dia
Soane Guerreiro
A maior festa religiosa católica do país e uma das maiores do mundo, o Círio de Nazaré, levou às ruas de Belém, capital do Pará, neste domingo (12.out) milhões de fiéis em devoção à Nossa Senhora de Nazaré. A expectativa é que mais de 2 milhões de devotos tenham participado da procissão principal.
A procissão do Círio começou às 6h, com a celebração de uma missa, em frente à Catedral de Belém, e se encerrou por volta das 12h, com a chegada da berlinda que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré à Basílica Santuário, igreja construída no mesmo local onde a imagem da Santa foi encontrada, no ano de 1700. Foram pouco mais de 3,5 km de procissão de muita emoção, fé e agradecimento por graças alcançadas pelos romeiros.
Desde a primeira procissão, em 1793, vários elementos foram agregados a festa religiosa, como a corda do Círio, de 400 metros, carregadas pelos fiéis, além de carros de promessas.
Papa Leão XIV
Na última sexta (10.out) o Papa Leão XIV enviou uma mensagem aos fiéis nazarenos, por meio de uma telegrama, encaminhado ao Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Julio Endi Akamine.
+ Papa Leão XIV posta foto com imagem de Nossa Senhora Aparecida nas mãos
O pontífice saudou os devotos e pediu intercessão da Rainha da Amazônia:
“Sua Santidade Leão XIV envia uma cordial saudação a todos os fiéis devotos de Nossa Senhora de Nazaré. Implorando, por sua intercessão, abundantes graças e favores celestiais sobre todos os devotos que buscam honrar cada vez mais a ‘Mãe e Rainha de toda a Criação’”, diz a mensagem.