Aeroporto de Porto Velho tem voos cancelados e desviados por causa de fumaça
Qualidade do ar, que chegou ao nível mais alto de medidor, afeta visibilidade das aeronaves
Os voos com saída nesta quinta-feira (15) do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho, foram cancelados por causa da fumaça que encobre o céu da cidade. Ao todo foram quatro voos adiados durante a madrugada e, pelo menos, quatro que tinham como destino a capital de Rondônia foram desviados para outras cidades, como Manaus e Cuiabá.
+ Voo internacional faz pouso de emergência após passageiro bater na esposa e ameaçar tripulação
O aeroporto teve que fechar a pista de pouso e decolagem até o início da tarde desta quinta, já que a fumaça afeta diretamente na visibilidade. Algumas viagens foram realocadas para a noite, em voos extras.
Situação preocupante
De acordo com a plataforma Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até a primeira quinzena de agosto, foram 1.775 focos de incêndio no estado de Rondônia, número maior que o total registrado em julho, que foi de 1.618. Em relação a agosto de 2023, o dado também é maior — quando houve 1.715 focos.
+ Voo 2283: Cenipa confirma que caixas-pretas gravaram com sucesso registro de vozes
Porto Velho tem a pior qualidade do ar do país. De acordo com a IQAir, nesta quinta-feira (15), a capital atingiu a classificação mais alta do medidor — nível considerado perigoso para a saúde — chegando a 563.