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Voo 2283: Cenipa confirma que caixas-pretas gravaram com sucesso registro de vozes

FAB informou que um relatório preliminar, apontando possíveis causas para a tragédia, deve ser divulgado em 30 dias

Voo 2283: Cenipa confirma que caixas-pretas gravaram com sucesso registro de vozes
Voo 2283: Os dois gravadores de voo, o Cockpit Voice Recorder (CVR) (gravador de voz da cabine) e o Flight Data Recorder (FDR) (gravador de dados de voo), já começaram a ser analisados pela FAB | Reprodução
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O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), informou, nesta terça-feira (13), que as caixas-pretas da aeronave ATR-72-500, que caiu em Vinhedo (SP) e deixou 62 pessoas mortas, gravaram com sucesso as vozes e dados relacionados à queda.

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Os dois gravadores de voo, o Cockpit Voice Recorder (CVR) (gravador de voz da cabine) e o Flight Data Recorder (FDR) (gravador de dados de voo), já começaram a ser analisados pela FAB no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata), localizado em Brasília. Os equipamentos passarão pelo processo de "preparação, extração e degravação" dos dados.

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Com relação ao CVR, está sendo realizado um estudo minucioso dos diálogos e sons estabelecidos na cabine e com o controle do espaço aéreo. Além disso, por meio do CVR, devem ser identificados os possíveis alarmes sonoros, cuja análise pode requerer, se necessário, o uso de software de análise espectral do som. Por meio do FDR, já no início do processo, busca-se, após a extração e obtenção das informações gravadas nas caixas-pretas, a conversão dos dados eletrônicos binários em unidade de engenharia”, explica Marcelo Moreno, chefe do Cenipa.

Nesta segunda-feira (12), o Cenipa concluiu a fase inicial da investigação sobre a queda. Em nota, a FAB informou que um relatório preliminar, apontando possíveis causas para a tragédia, deve ser divulgado em 30 dias.

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A FAB comunicou ainda que os motores do turboélice e outras partes da aeronave, que podem ser úteis às apurações administrativas sobre a ocorrência, já foram removidos e transportados para a sede do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), em São Paulo (SP).

“A investigação do acidente aeronáutico segue sendo realizada, com o levantamento de outras informações necessárias, a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes”, diz a nota.

Além da investigação administrativa comandada pelo Cenipa, o acidente é alvo de dois inquéritos: um instaurado pela Polícia Federal (PF) e outro pela Polícia Civil de São Paulo. O Ministério Público do Trabalho (MPT) também apura o caso.

Acidente

O avião modelo ATR 72-500, operado pela Voepass, decolou de Cascavel (PR) na manhã da última sexta (9), com 58 passageiros e quatro tripulantes. O voo 2283 tinha como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), mas a aeronave caiu subitamente enquanto sobrevoava a cidade de Vinhedo, a cerca de 110 quilômetros de Guarulhos. Ninguém sobreviveu.

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