Avião com 61 pessoas cai em Vinhedo, (SP); não há sobreviventes
Aeronave levava 58 passageiros e 4 tripulantes; corpos devem ser levados para o IML de São Paulo
Um avião caiu, no início da tarde desta sexta-feira (9), na região do bairro Capela, em Vinhedo, município do interior de São Paulo. Segundo a empresa, a aeronave, que fazia o voo 2Z2283, levava 57 passageiros e 4 tripulantes, de acordo com a companhia VOEPASS Linhas Aéreas.
Segundo a Prefeitura de Vinhedo, não há sobreviventes e os corpos estão sendo levados para o Instituto Médico Legal de Campinas.
A companhia ainda não confirma como o acidente aconteceu.
+ Veja trajeto do avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo
O Aeroporto Regional de Cascavel, no Paraná, local de onde a aeronave partiu, informou que colocou em prática uma operação padrão de emergência para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente em nota e disse que está monitorando e prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes.
O governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), está retornando para o estado de São Paulo para acompanhar a situação.
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil de São Paulo estão no bairro Capela, em Vinhedo. 50 profissionais estão envolvidos na operação. O objetivo inicial é liberar a área para que os policiais da perícia façam a identificação das vítimas.
Os corpos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo. Não há vítimas além dos tripulantes e passageiros.
A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), a Polícia Civil e Militar estão mobilizadas no resgate das vítimas. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforço nos trabalhos.
As equipes do Hospital das Clínicas da Unicamp e o Hospital Estadual de Sumaré estão preparadas para o atendimento de eventuais pacientes que forem encaminhados.
+ Queda de avião: Aeronave fez 'parafuso chato' antes de cair em Vinhedo, diz especialista; entenda
O Corpo de Bombeiros recebeu o chamado às 13h28 na rua João Edueta, próximo da rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou sete equipes ao local.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na queda da aeronave.
Em nota, a Polícia Federal informou que especialistas em acidentes aeronáuticos e em identificação de vítimas de desastres vão para o local auxiliar nas apurações.
A aeronave, um turboélice modelo ATR-72, de fabricação europeia, tem capacidade para 68 passageiros e entregue em 2010. O avião é da empresa VoePass, antiga Passaredo, e havia saído do aeroporto de Cascavel com destino a Guarulhos. O voo teria uma duração de 2h10 e pouso estava previsto para 13h50.
A Avions de Transport Régional (ATR), fabricante da aeronave, disse em nota que se solidariza pelas vítimas e irá auxiliar nas investigações. "A ATR foi informada que ocorreu um acidente em Vinhedo, Brasil, envolvendo um ATR 72-500. Nossos primeiros pensamentos estão com todos os indivíduos afetados por este evento. Os especialistas em ATR estão totalmente empenhados em apoiar a investigação e o cliente."