Publicidade
Brasil

AACD celebra 75 anos e planeja atingir 1 milhão de atendimentos

Entidade que é referência em reabilitação de pessoas com mobilidade reduzida fez mais de 800 mil atendimentos só no ano passado

Imagem da noticia AACD celebra 75 anos e planeja atingir 1 milhão de atendimentos
Daniel e Eliana são padrinhos da AACD, que comemora 75 anos. | Divulgação/AACD
• Atualizado em
Publicidade

A AACD completou 75 anos de atendimento a pessoas com mobilidade reduzida no domingo (3) e promoveu nesta sexta-feira (8) uma celebração em sua sede, em São Paulo. O objetivo é marcar as décadas de um trabalho de referência na assistência, primeiro, a crianças, e, mais recentemente, a pessoas de todas as idades, que têm desafios permanentes ou temporários para locomoção.

+ Brasil tinha 14,4 milhões de pessoas com deficiência em 2022; concentração está na população idosa

A celebração conta com a presenta dos padrinhos, o cantor Daniel e a apresentadora Eliana, e de Diogo, paciente-símbolo do Teleton 2025. Eles visitam o Centro de Reabilitação, a Oficina Ortopédica e o Hospital Ortopédico da AACD.

Além da festa desta sexta, a entidade planeja campanhas de saúde, cursos, simpósios e encontros com doadores para comemorar.

Eliana e Daniel em comemoração dos 75 anos da AACD. | Divulgação/AACD
Eliana e Daniel em comemoração dos 75 anos da AACD. | Divulgação/AACD

História da AACD

Fundada em 1950 pelo ortopedista Renato da Costa Bomfim, a AACD surgiu em meio a um surto de poliomielite que acometia o Brasil na época. A doença infecciosa causada por um vírus pode levar à paralisia, especialmente em crianças. Após ser considerada erradicada em 1989, a doença voltou a ser detectada recentemente, alertando para a necessidade de reforço das campanhas de vacinação contra a doença.

+ Desde a pandemia, pessoas com deficiência foram demitidas e não realocadas no mercado de trabalho em SP

Inspirado em centros de reabilitação que conheceu nos Estados Unidos, Bomfim idealizou e implementou em São Paulo um modelo inédito de assistência no país, focado inicialmente em crianças com deficiência física. Assim, ao longo dos anos, a instituição expandiu sua atuação, tornando-se um centro de saúde neuro-ortopédica. Hoje, atende pessoas com ou sem deficiência, de todas as idades.

O Relatório Integrado da entidade em 2024 mostra que 66,5% dos pacientes atendidos são adultos. No ano passado, a instituição realizou mais de 858 mil atendimentos, 7 mil cirurgias e entregou mais de 62 mil produtos ortopédicos, atendendo principalmente via SUS, mas também por convênios e particulares.

"A história da AACD é marcada por inovação, solidariedade e excelência técnica. São 75 anos de trabalho focados no propósito de desenvolver o máximo potencial de cada pessoa, além das limitações. Isso só é possível graças ao empenho dos nossos funcionários, voluntários, doadores e parceiros", afirma Valdesir Galvan, CEO da AACD.

A AACD conta com um Hospital Ortopédico, sete Centros de Reabilitação, cinco Oficinas Ortopédicas e oito parcerias no modelo de Cooperação Técnica espalhadas pelo país.

O Hospital Ortopédico AACD passou recentemente por uma expansão, aumentando de 119 para 140 os leitos disponíveis e de 10 para 15 salas cirúrgicas. A Oficina Ortopédica da unidade Ibirapuera foi modernizada com apoio da Toyota do Brasil, aumentando em 52% a capacidade produtiva das adaptações de cadeiras de rodas. A instituição também vem investindo no uso de equipamentos para robótica de marcha e gamificação para aumentar a motivação e adesão ao tratamento de reabilitação.

"Nosso foco é ampliar o acesso aos nossos serviços mantendo o padrão de qualidade que nos diferencia. A meta é alcançar um milhão de atendimentos por ano até 2031", afirma Galvan.

Publicidade

Assuntos relacionados

AACD
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade