Política

CCJ da Câmara aprova fim da Lei de Alienação Parental

Projeto que revoga a norma de 2010 foi aprovado por 37 votos a 28 e segue para o Senado

Imagem da noticia CCJ da Câmara aprova fim da Lei de Alienação Parental
,

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (3), por 37 votos a 28, o projeto de lei que revoga a Lei de Alienação Parental (Lei 12.318/2010). Como tramitou em caráter terminativo, a proposta segue diretamente para o Senado, caso não haja recurso apresentado por parlamentares na Câmara.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

A alienação parental é definida como a prática de um dos responsáveis em manipular psicologicamente a criança ou adolescente, com o objetivo de enfraquecer ou impedir o vínculo com o outro genitor.

A revogação da lei é uma reivindicação de movimentos de defesa dos direitos das mulheres e meninas, que argumentam que a norma vinha sendo usada para proteger abusadores e afastar mães do convívio com os filhos.

“Passados 12 anos desde a sanção desta norma, concluiu-se que ela não apenas não gerou os efeitos desejados, ou seja, os de reduzir atos abusivos de genitores no processo de separação e disputa por custódia, como tem sido aplicada de maneira a gerar problemas ainda mais graves que aqueles que pretendia mitigar”, afirmou a relatora do projeto, deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ), em seu parecer.

Segundo a parlamentar, a legislação tem sido utilizada por acusados de abusos como instrumento para retaliar denúncias feitas por mães. Ela citou ainda que especialistas da ONU no combate à violência contra mulheres e meninas têm solicitado que o Brasil revogue a lei.

A relatora destacou ainda que, segundo estimativas do Ministério Público, 70% dos casos envolvendo alegações de alienação parental são de pais denunciados por violência doméstica ou abuso sexual contra as mulheres ou as próprias crianças.

Assuntos relacionados

Câmara dos Deputados

Últimas Notícias