PF deflagra operação contra tráfico de drogas na Amazônia
Mandatos foram cumpridos em 9 estados; 22 carros de luxo e 18 aviões foram apreendidos
Nara Bandeira
A Polícia Federal cumpriu, nesta 5ª feira (02.fev), em 9 estados, mandados de prisão, de busca e apreensão e de sequestro de bens contra integrantes de uma organização criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas na região amazônica.
Ao todo, foram apreendidos 22 carros de luxo e 18 aviões, além de joias. Bens adquiridos, segundo a PF, com dinheiro do tráfico. Todos estavam em nome de laranjas, porém, investigações indicam que tudo pertence a integrantes da facção.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A PF descobriu que a quadrilha mantinha núcleos nos estados de Rondônia, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Tocantins, e distribuía cocaína trazida da Bolívia, Colômbia e do Peru, em pequenos aviões.
O foco da operação desta 5ª foi o braço de Rondônia, que usava pistas clandestinas e também regulares, em vários pontos do estado, para o transporte da droga.
A Justiça expediu, no total, 96 mandados. Além de Rondônia, os agentes estiveram em endereços de mais 8 estados, entre eles, Pará, Santa Catarina e São Paulo. Os nomes dos suspeitos não forma revelados. Eles poderão responder por tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
O pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Aiala Couto, explica que a Amazônia brasileira tem hoje papel central no tráfico internacional de drogas e outras atividades ilegais.
"Nós temos, cada vez mais, o crescimento do contrabando ilegal, de madeira, de minérios, né? Que vem se associando ao crime do narcotráfico que, inclusive, potencializa a expansão do garimpo ilegal", observa o especialista.
Leia também: