São Paulo registra maior temperatura do ano nesta terça-feira (21)
Termômetros atingiram 34,5 °C; recorde anterior era de 32,1 °C.
Vicklin Moraes
A cidade de São Paulo registrou nesta terça-feira (21) a maior temperatura do ano, com 34,5°C, segundo a Defesa Civil Estadual. Anteriormente, a máxima registrada foi de 32,1 °C, em 18 de janeiro. No Estado paulista, Santos, no litoral sul, foi a cidade mais quente do dia, atingindo 38°C. A Defesa Civil do estado colocou o estado em alerta para calor intenso e previsão de chuva forte nos próximos dias.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) a umidade na capital paulista é de 40%.
+ Inmet renova alerta de perigo com chuva em 17 Estados e o DF neste domingo (19)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que as altas temperaturas devem permanecer na região Sudeste do país até esta quarta-feira (21). Entretanto, segundo o órgão, não se trata de uma onda de calor, pois não atende a todos os critérios técnicos: temperaturas 5 °C acima da média por pelo menos três dias consecutivos.
A previsão para o restante do dia na cidade de São Paulo é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Alerta Defesa Civil
A Defesa Civil de São Paulo alertou para calor intenso e chuvas fortes no estado nesta semana. As altas temperaturas, combinadas com a umidade, provocarão sensação de tempo abafado em todo o território paulista.
As temperaturas podem chegar a 38°C, especialmente nas regiões oeste e norte. Até quarta-feira (22), o sol predominará com poucas nuvens, elevando ainda mais as temperaturas.
A partir de quinta-feira (23), a nebulosidade aumentará, e chuvas generalizadas devem amenizar o calor. Durante a semana, são esperadas pancadas isoladas, acompanhadas de raios, ventos fortes e, em alguns casos, granizo.
Essas condições podem gerar temporais localizados e transtornos em áreas já encharcadas. Segundo o Climatempo, há previsão de chuva até domingo (26), quando as temperaturas devem diminuir no estado.