Moradores de São Paulo apontam falta de segurança como maior problema da capital
Pesquisa da Rede Nossa São Paulo aponta que 65% dos moradores sairiam da cidade se pudessem
SBT News
A segurança é o maior ou o segundo maior problema da cidade de São Paulo para 74% dos moradores, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (21) pela Rede Nossa São Paulo.
Na sequência, os problemas mais citados foram saúde (36%), transporte coletivo (15%), habitação e educação (ambas com 12%).
Sobre a percepção da qualidade de vida na cidade, 40% disseram que ficou estável nos últimos 12 meses; 21% responderam que piorou um pouco; 7% que piorou muito; 20% que melhorou um pouco; e 11% que melhorou muito. Dois terços dos moradores entrevistados (65%) disseram que sairiam da cidade se pudessem.
+ Vídeo: Motorista atropela pedestre, mata motociclista e foge em São Paulo
+ Ao STF, prefeito de SP diz que muro na Cracolândia não teve intenção de confinamento
“A questão de segurança, de saúde, de transporte coletivo – a demora, o tempo que as pessoas gastam –, as questões de educação. Nessa equação, eu diria que a população entende que os benefícios que a cidade oferece não estão à altura dos problemas que ela traz. É como se as tensões fossem maiores que os prazeres”, diz Jorge Abrahão, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e do Instituto Cidades Sustentáveis.
Foram entrevistadas 700 pessoas com 16 anos ou mais e que moram na cidade há pelo menos dois anos. O levantamento, realizado em dezembro de 2024, tem nível de confiança de 95% e margem de erro estimada de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
*com informações da Agência Brasil