Polícia prende um dos maiores desmatadores da Amazônia
Geraldinho, como é conhecido, tem uma fazenda na área de proteção ambiental Triunfo do Xingu em Altamira
SBT News
A Polícia Civil do Pará prendeu nesta 5ª feira (9.jun) Geraldo Daniel de Oliveira, conhecido como Geraldinho, considerado um dos maiores desmatadores da Amazônia. No Pará, 10% do desmatamento está localizado na unidade de proteção ambiental Triunfo do Xingu, no município de São Félix do Xingu, região de Altamira. No local, Geraldinho construiu a fazenda Ouro Verde, onde desmata para a abertura de pastagens.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Por essa atividade ilegal, ele já foi autuado diversas vezes pelo Ibama. Em 2019, a polícia emitiu um mandado de prisão contra ele, o irmão e o genro. Na época, o irmão foi preso -- já liberado -- e ele ficou foragido até conseguir um habeas corpus.
Geraldinho é de Goiânia (GO) e foi preso durante a operação Outsiders, de combate à exploração ilegal por pessoas que são de fora do estado. O desmatador foi autuado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e encaminhado para a delegacia de São Félix do Xingu. O tamanho da área desmatada por ele será calculada após um laudo da secretaria.
O SBT News não conseguiu contato com a defesa do fazendeiro.