Enem 2021: mais de 28 mil candidatos zeraram a redação por fuga ao tema
Segundo dados do Inep, apenas 22 dos inscritos tiraram a nota máxima

Lucas Oliver
O Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta última 5ª feira (17.mar), o balanço com os dados definitivos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. De acordo com o levantamento, 28.408 candidatos da avaliação zeraram a redação por fuga do tema proposto, enquanto apenas 22 dos mais de 2,2 milhões de participantes fizeram a pontuação máxima: mil pontos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O balanço ainda aponta que, ao todo, 95.788 participantes receberam zero na dissertação, o que corresponde a 4,31% do total que realizaram a prova.
Além disso, outro dado que foi pontuado pelo Inep é referente aos inscritos que também receberam zero na dissertação por redações em branco, representando 43.391 dos casos. Em outros quantitativos, 7.551 dos participantes copiaram o texto motivador, 6.215 não apresentaram texto suficiente e 4.865 não atenderam ao tipo textual pedido na avaliação, além de 2.540 candidatos que tiveram pontuação zero por outros motivos.
O tema da redação do Enem 2021 nos testes regular e digital foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Já na reaplicação e nas versões PP e isentos em 2020, os alunos tiveram que dissertar sobre o tema "Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil".
Também na última 5ª feira (17), o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou o relatório final do Grupo de Trabalho (GT) sobre a reestruturação do Enem a partir de 2024. A decisão tem como objetivo adequar o exame ao novo plano curricular do ensino médio.