Volkswagen suspende produção em duas fábricas no Brasil
Segundo a montadora, paralisação ocorre por falta de matéria-prima
A Volkswagen anunciou a suspensão da produção nas fábricas de Taubaté, no interior de São Paulo, e em São José dos Pinhais, no Paraná. De acordo com a montadora, as atividades serão paralisadas a partir da próxima 2ª feira (01.jun) por falta de matéria-prima.
Saiba mais
+ Economia brasileira cresceu durante 2ª onda da covid 19
Em nota, a Volkswagen informou que a escassez de semicondutores, componentes responsáveis pela comunicação interna dos equipamentos eletrônicos nos automóveis, tem provocado problemas na indústria automotiva em todo o mundo. Segundo a empresa, com o "agravamento do cenário e com base na situação atual", a previsão é que o fornecimento dos insumos continuará limitado nas próximas semanas.
Na última 6ª feira (28.mai), o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) confirmou que dois mil funcionários, que atuam na unidade responsável pela produção dos modelos Gol e Voyage, receberão férias coletivas. A decisão da diretoria teria sido tomada devido à falta de matéria-prima. Ainda de acordo com o comunicado divulgado pela Volkswagen, a paralisação deve durar cerca de dez dias.
Leia a íntegra da nota:
"Uma escassez significativa de capacidades de semicondutores está levando a vários gargalos de fornecimento em muitas indústrias globalmente. Isso também gerou problemas no abastecimento da indústria automotiva ao redor do mundo desde a virada do ano. O resultado são adaptações em toda a indústria na produção de automóveis, o que também afeta as marcas do Grupo Volkswagen. Nos últimos meses, o time da Volkswagen do Brasil tem trabalhado intensamente e com sucesso, internamente e em parceria com a nossa matriz, para minimizar os efeitos da escassez de semicondutores para a produção em suas fábricas no Brasil. Até hoje, as nossas unidades no País não foram afetadas em maior escala. Entretanto, com o agravamento do cenário e com base na situação atual, presumimos que o fornecimento de semicondutores continuará a ser limitado ao longo das próximas semanas. Por essa razão, as fábricas da Volkswagen em São José dos Pinhais, no Paraná, e em Taubaté, em São Paulo, suspenderão as suas operações por 10 dias, a partir de 7 de junho."