Publicidade
Jornalismo

Covid-19: estudo identifica pacientes com linhagens diferentes ao mesmo tempo

Genomas distintos do vírus infectando o mesmo indivíduo é um dos fenômenos que está na base da evolução da doença, explicaram os pesquisadores brasileiros

Imagem da noticia Covid-19: estudo identifica pacientes com linhagens diferentes ao mesmo tempo
Uma pessoa com equipamentos de proteção individual manuseia objetos de pesquisa, como tubos de ensaio
• Atualizado em
Publicidade
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS), em parceria com o Laboratório de Bioinformática (Labinfo) do Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis (RJ), identificou casos de coinfecção em pessoas que tiveram Covid-19.

Foram observadas variantes diferentes atuando ao mesmo tempo nos organismos de dois pacientes participantes da pesquisa, que contou com 92 voluntários com idades entre 14 e 80 anos.

Isso significa que os vírus com diferentes sequenciamentos genéticos não tiveram a mesma origem de propagação.

Apesar da condição incomum, os pacientes coinfectados desenvolveram formas leves e moderadas da doença, e a recuperação foi realizada sem internação.

"A preocupação é porque a mistura de genomas de diferentes vírus coinfectando o mesmo indivíduo - a chamada recombinação - é um dos fenômenos que está na base da evolução de coronavírus", explicaram em nota os desenvolvedores da pesquisa.

Além disso, o Labinfo caracterizou cinco diferentes linhagens do novo coronavírus que estão circulando no estado gaúcho, inclusive a disseminação generalizada de uma variante na principal proteína do vírus que recebeu o nome E484K.

"É mais uma evidência que essas novas linhagens podem causar problemas mesmo em pessoas que já tenham uma imunidade prévia contra o Sars-Cov-2 [vírus da Covid]" , informou Fernando Spilki, coordenador da análise.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade