148 municípios decretam situação de emergência por causa da seca na região da Amazônia
Só no Pará, 43 cidades pediram socorro ao Governo Federal para enfrentar estiagem
Na região norte, 148 municípios decretaram situação de emergência por causa da seca histórica na região da Amazônia. Só no Pará, 43 cidades pediram socorro ao Governo Federal para enfrentar a estiagem.
Em meio à lama deixada pelo rio que secou, os urubus se alimentam dos restos de um boto cor-de-rosa. A carcaça do animal ameaçado de extinção foi encontrada em Tucuruí, a sete horas de Belém. A seca fez com que a cidade decretasse situação de emergência.
Apesar do período de inverno amazônico, tem chovido menos do que o comum para o período na região. Em Marabá, o nível do rio está abaixo do normal.
Imunizante usado em Camarões contra malária não serve para o Brasil; entenda
Corredor morre após passar mal em prova e apresentar “xixi” preto
Avião de pequeno porte cai em Ribeirão Pires, no ABC paulista
A condição é provocada principalmente pela atividade humana, segundo a World Weather Attribution, instituição internacional que reúne dados e pesquisas sobre as mudanças ambientais do planeta — o que, para o Márcio Astrini, do Observatório do Clima, exige preparo dos governantes.
"O fato é que infelizmente as regiões da Amazônia, do Norte do Brasil, tendem a sofrer cada vez mais com temperaturas excessivas, com recordes de temperaturas, e isso leva principalmente as crianças e os mais idosos a ficarem em uma zona de risco. É bom que as autoridades olhem para isso e se preparem, porque nós temos um problema contratado", afirmou Astrini.