Corredor morre após passar mal em prova e apresentar “xixi” preto
Atleta teve rabdomiólise, doença causada por uma lesão muscular aguda após intenso exercício físico; caso foi registrado em Pernambuco

Primeiro Impacto
Um corredor de 50 anos morreu na última quarta-feira (24) após passar mal durante uma prova de 14 quilômetros em Caruaru, no Agreste pernambucano. O atleta apresentou alteração na cor da urina, que ficou escura.
+ Alexandre Ramagem é alvo de Operação da Polícia Federal contra monitoramento ilegal na Abin
A situação, conhecida popularmente como “xixi preto”, é chamada de rabdomiólise, uma doença causada por uma lesão muscular aguda. A enfermidade também pode ocorrer em pessoas que não estão preparadas para a intensidade dos exercícios.
Por conta do forte esforço físico, Dorgival Celerino do Nascimento foi levado ao hospital e foi internado na UTI.
A prova, iniciada na cidade de Pombos, a 65 quilômetros da capital Recife, tinha como destino Gravatá, no Agreste, e foi disputada no domingo (21). Dorgival passou mal durante o trajeto e foi encaminhado ao centro médico. No local, foi constatada a morte por hepatite fulminante e rabdomiólise.
+ Corpo de ultramaratonista é encontrado no interior de São Paulo
Como ocorre a rabdomiólise
O desgaste das fibras musculares por conta do esforço que os músculos fazem durante as atividades é normal mas, caso seja muito intenso, as enzimas produzidas pelo exercício são metabolizadas pelos rins e fígado causam a coloração escura da urina.
O caso remete a outra situação de “xixi preto”, ocorrido com a influenciadora Kamila Rigobeli, em novembro do ano passado. Sem preparo, ela participou de uma aula de experimental de spinning e, por conta do forte esforço, sentiu dores e foi internada quando a urina ficou escura.