Anvisa proíbe venda de alguns lotes de fórmula infantil da Nestlé no Brasil; empresa convoca recall
Segundo órgão regulador, proibição se deve ao risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus


Reuters
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira (7) a proibição da comercialização, distribuição e uso de alguns lotes das fórmulas infantis Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, da Nestlé Brasil.
Segundo o órgão regulador, a proibição se deve ao risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.
"O consumo de alimento contaminado por essa toxina pode causar vômito persistente, diarreia ou letargia, que é a sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio, e incapacidade de reagir e expressar emoções", disse a Anvisa, em nota.
Na terça (6), a empresa anunciou recall de lotes de fórmulas infantis em 25 países, principalmente na Europa. Nesta quarta, a Nestlé Brasil também anunciou recall.
Em comunicado, a Nestlé Brasil informou que os consumidores que tiverem produtos dos lotes especificados "devem suspender imediatamente seu uso e entrar em contato com a área de Atendimento ao Consumidor para a devolução do item e reembolso integral".
"A companhia adota rigorosos padrões de controle de qualidade e rastreabilidade, em constante aprimoramento, com o objetivo de prevenir inconformidades em seus produtos", disse a Nestlé Brasil, em nota.
(Por Igor Sodré)







