SP: jovem de 15 anos morre após ingerir bebida alcoólica na virada do ano
Polícia aponta possível consumo de bebida adulterada e investiga intoxicação por metanol


Camila Stucaluc
Uma jovem de 15 anos que ingeriu bebida alcoólica durante as comemorações de Ano Novo morreu no último sábado (3), no Hospital Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo. Segundo a polícia, o caso foi registrado como morte suspeita a esclarecer, devido a uma possível intoxicação por metanol.
Até o momento, o Estado de São Paulo confirmou 11 mortes por intoxicação de bebida alcoólica adulterada com metanol. O último óbito foi registrado no dia 6 de dezembro de 2025 e se refere a Eduardo Barbosa, de 62 anos, morador de São Bernardo do Campo.
Veja as demais vítimas:
- Ricardo Lopes Mira, de 54 anos, morador da cidade de SP
- Marcos Antônio Jorge Júnior, de 46 anos, morador da cidade de SP
- Marcelo Lombardi, de 45 anos, morador da cidade de SP
- Bruna Araújo, de 30 anos, moradora de São Bernardo do Campo
- Daniel Antonio Francisco Ferreira, de 23 anos, morador de Osasco
- Leonardo Anderson, de 37 anos, morador de Jundiaí
- Cleiton da Silva Conrado , de 25 anos, morador de Osasco
- Rafael Anjos Martins, de 27 anos, morador da cidade de SP
- Jhenifer Carolina dos Santos Gomes, de 27 anos, moradora de Osasco
- Felipe Henrique Alves da Silva, de 26 anos, morador de Sorocaba
Além das mortes, 51 casos de intoxicação foram confirmados no estado. Em meio cenário, as autoridades reforçaram as operações para identificar a cadeia de produção e distribuição de bebidas alcoólicas com metanol. Até o momento, 46 pessoas foram presas por envolvimento no esquema, em ações que resultaram na apreensão de 22,5 mil garrafas.
O que é metanol
Também conhecido como álcool metílico, o metanol é um composto químico da família dos álcoois. Líquido, incolor e inflamável, tem cheiro e sabor semelhantes aos do etanol, álcool presente nas bebidas alcoólicas, o que o torna quase indetectável quando misturado a elas.
A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar ao óbito. Os principais sintomas são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).









