Zaragoza e o passado romano da Espanha
Capital da região de Aragão tem mais de dois mil anos de história
Adriana Levis
Zaragoza deveria estar em sua lista de cidades espanholas a serem visitadas. Capital da Comunidade Autônoma de Aragão, a cidade está localizada na metade do caminho entre Madrid e Barcelona e conectada pela linha de trem de alta velocidade (AVE).
Além de ser uma parada estratégica para quem visita os dois principais destinos turísticos da Espanha, o local, por onde passaram romanos, muçulmanos, judeus e cristãos, é recheada de histórias.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A origem da cidade
Para começar, Zaragoza nasceu "Caesaraugusta": foi fundada pelo famoso imperador Cesar Augusto por volta do ano 14 a.C.
A antiga colônia surgiu como uma doação de terras aos soldados veteranos, mas como estava localizada nas margens do Rio Ebro, rapidamente acabou se convertendo em um importante porto comercial, que ligava Roma à Espanha. A cidade chegou a ter cerca de 20 mil habitantes e muralhas que protegiam contra o ataque dos invasores.
Muralhas Romanas
No "Casco Viejo", o centro histórico de Zaragoza, podemos ver uma parte da muralha romana que protegia um perímetro de três quilômetros e tinha cerca de 120 torres defensivas. Em 1933, ela foi declarada Bem de Interesse Cultural.
Ruta de Caesaraugusta
Além de mais de dois mil anos de história em um único quarteirão, nas últimas décadas durante escavações foram encontrados vestígios da cidade romana que hoje estão acessíveis ao público graças ao trabalho dos arqueólogos. Conhecida como "Ruta de Caesaraugusta", o Teatro, o Fórum, as Termas e o Porto Fluvial da época da fundação da cidade, foram transformados em museus interativos. A visita é imperdível!
Leia também: