Avaliação positiva do STF cresce e rejeição do Congresso diminui, aponta Genial/Quaest
Pesquisa mostra melhora na percepção do Supremo e leve alívio nos índices negativos da Câmara e do Senado


Caio Aquino
A avaliação positiva do Supremo Tribunal Federal (STF) avançou entre os brasileiros, enquanto a rejeição ao Congresso Nacional apresentou recuo, segundo pesquisa divulgada pela Genial/Quaest. O levantamento indica mudanças na percepção da atuação dos Poderes, com o Judiciário registrando crescimento nos índices de aprovação e o Legislativo mantendo avaliação mais concentrada no patamar intermediário.
Conforme o levantamento, 33% dos brasileiros avaliam o STF como ótimo ou bom, enquanto 24% consideram o desempenho regular. A avaliação negativa chega a 36%, e 7% dos entrevistados disseram não saber (NS) ou preferiram não responder (NR). Os números mostram um avanço na percepção positiva da Corte em relação aos demais Poderes.
Os resultados mostram que as avaliações do STF, do Senado e da Câmara dos Deputados seguem distribuídas entre percepções positivas, regulares e negativas, refletindo o momento de alta exposição institucional e de debates intensos envolvendo os Três Poderes. A pesquisa revela diferenças nos percentuais, mas indica que todos seguem sendo alvo de atenção e escrutínio da opinião pública.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada em dezembro, com entrevistas presenciais em todas as regiões do país, e reflete um período de forte exposição dos Poderes em meio a decisões judiciais, debates políticos e votações de impacto no cenário nacional.
O levantamento também traça o perfil político dos entrevistados. Segundo a Genial/Quaest, 32% dos entrevistados se identificam como independentes, enquanto 21% se definem como de direita não bolsonarista. Entre os grupos que aparecem em menos peso, 19% se declaram lulistas, 14% se dizem de esquerda não lulista e 12% afirmam ser bolsonaristas. Outros 2% não souberam ou preferiram não responder.









