A dama Branca do sudeste: a mãe de todas as dunas de Cabo Frio
Conheça esse pedaço do litoral brasileiro, desenhado pelo vento, que atrai turistas de todo o país
SBT News
Um cenário cinematográfico em constante transformação. As mudanças no recorte das dunas de Cabo Frio seguem o ritmo do vento forte e constante que atinge essa região do litoral fluminense.
Cabo Frio na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, é o principal polo turístico de uma região conhecida pela beleza das suas praias, recortadas por rochedos e longas extensões de uma areia fina e cristalina. As dunas acompanham a Orla Oceânica, desde a praia do Forte, em Cabo Frio, até a praia do Pontal, junto ao Morro do Forno, em Arraial do Cabo.
Uma história de resistência
Cabo Frio foi descoberta por Américo Vespúcio em 1503. Habitada incialmente por indígenas tamoios, foi durante séculos alvo dos ataques de piratas franceses e holandeses --- todos eles rechaçados pela armada portuguesa guarnecida no Forte de São Mateus, num dos extremos da praia mais badalada da região.
Como chegar as Dunas de Cabo Frio?
Próxima ao centro da cidade, dá pra ir a pé no seu trecho inicial, mas quem quiser passear por um trecho mais longo precisa seguir de ônibus ou de carro na estrada que liga Cabo Frio à Arraial. Mas atenção: o carro deve ficar na estrada porque o tráfego de veículos, como bugies ou mesmo de cavalos, é proibido. O visitante que quiser deslizar na areia fina precisa seguir a pé pelas dunas, de onde se tem um incrível pôr-do-sol.
Leis ambientais ajudam a preservar as Dunas
As Dunas de Cabo Frio fazem parte do parque Estadual da Costa do Sol, que começa em Saquarema e vai até Búzios, cidade vizinha de Cabo Frio. Elas são protegidas por leis ambientais e a fiscalização é de responsabilidade do INEA, o Instituto Ambiental do Rio de Janeiro. Além da proibição do tráfego de veículos, também estão proibidos esportes radicais como o mountain bike e o sandboard --- aquelas pequenas pranchas que deslizam na areia, e toda a atividade que ameace o ecossistema da região.
Conheça a Dama Branca
A maior duna isolada do sudeste brasileiro tem 33 metros. Esse enorme volume de areia branca e fina protege o manancial de água que fica embaixo da duna. A vegetação do entorno é de restinga e as dunas chamam a atenção do turista pela beleza exuberante.
Onde se hospedar?
Tanto Cabo Frio quanto Arraial do Cabo possuem uma boa infraestrutura hoteleira e uma rede de serviços que vão atender às necessidades dos visitantes. Os restaurantes de frutos do mar são os mais concorridos, especialmente, aqueles que servem os pratos de camarão.
Surpreenda-se com o passeio de caiaque transparente
Uma novidade que vem sendo testada nas praias da região é o caiaque transparente, construído com policarbonato, um produto resistente e translúcido que permite uma visão privilegiada do fundo do mar. O passeio, que dura 40 minutos, custa R$ 110,00.
Turismo de mergulho é outra atração
Essa é uma atividade muito procurada entre os meses de outono, especialmente abril e maio quando a água cristalina favorece o mergulho por causa da boa visibilidade que permite avistar as espécies mais comuns da região, mas cuidado com as águas-vivas, elas costumam ser abundantes e podem causar queimaduras.
Não perca essa aventura. O vídeo estreia neste sábado (13.ago) às 20h30: