Na terra da Rainha: veja um dos pontos turísticos mais procurados de Londres
Na cidade que cultua a tradição, a ponte sobre o rio Tâmisa é mais um dos símbolos britânicos

Renata Cordeiro
A Tower Bridge deixou de ser apenas um ponto de passagem dos londrinos para se tornar um ícone da realeza, um ponto turístico para passear sozinho, acompanhado ou com as crianças.
A ponte construída no fim do século 19, tem 224 m de comprimento e é fundamental para a fluidez do trânsito, para o deslocamento de pedestres e para o tráfego de navios.
Há uma série de brincadeiras para estimular a visita dos pequenos. Em uma cartilha, eles aprendem tudo sobre a ponte e participam de um jogo em que seguem dicas para encontrar o lugar de cada informação. É uma forma lúdica de aprender a história brincando.
Dica de transporte para chegar à ponte
Para quem vai visitar a ponte, o metrô é a melhor opção. A indicação é parar na estação Tower Hill. A visitação é paga e os valores variam. Com descontos para crianças até 15 anos, maiores de 60 ou casais com filhos. O passeio começa em uma escadaria rumo ao topo. São vários degraus e muitas histórias curiosas, uma delas é a homenagem aos trabalhadores que participaram da construção.
Numa cidade que se acostumou a valorizar seus símbolos, a ponte que se destaca na paisagem, quase sempre cinza, dá um brilho especial à terra da rainha.
A visita completa você confere no episódio que estreia neste sábado (11.jun), às 20h30: