Trump deve aprovar acordo sobre TikTok por meio de decreto ainda nesta semana, diz jornal
Presidente norte-americano quer garantir o funcionamento pleno da plataforma sem a interferência de outros países

Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve aprovar, por meio de um decreto, um acordo sobre o TikTok ainda nesta semana, declarando que a plataforma reconhece e faz jus aos requisitos da lei norte-americana. A informação é do Wall Street Journal.
A aprovação deve encerrar meses de negociações entre Estados Unidos e China e solidificaria um acordo muito aguardado para manter o funcionamento do aplicativo no país, que conta com mais de 170 milhões usuários.
Trump disse que os Estados Unidos e China fizeram progressos em um acordo que exige que os ativos do TikTok sejam transferidos da empresa chinesa ByteDance para novos proprietários norte-americanos.
+ Trump e Xi Jinping dizem ter feito progressos sobre TikTok e marcam encontro na Coreia do Sul
Um acordo também estipularia que o algoritmo do TikTok seja "protegido, retreinado e operado nos Estados Unidos fora do controle da ByteDance", informou a agência de notícias Reuters no sábado (20), citando um funcionário da Casa Branca.
No domingo, Trump anunciou que Lachlan Murdoch, Larry Ellison e Michael Dell, empresários do ramo de mídia e tecnologia, estariam envolvidos como investidores americanos.
Conforme o acordo esperado, os ativos do TikTok nos EUA seriam de propriedade majoritária de investidores norte-americanos e operados nos Estados Unidos por um conselho de administração com credenciais de segurança nacional e cibernética.
+ YouTube aposta em IA como chave para criação de conteúdo
Os investidores existentes e um grupo de novos apoiadores norte-americanos, que inclui a empresa de private equity Silver Lake e a empresa de computação em nuvem Oracle, deteriam juntos cerca de 80% da empresa, informou o WSJ nesta segunda-feira (22).
A Reuters informou que o acordo exige que todos os dados dos usuários norte-americanos sejam armazenados na infraestrutura de computação em nuvem dos EUA administrada pela Oracle.