Trump afirma que magnatas da mídia americana estão envolvidos no acordo com TikTok
Empresários historicamente conservadores e apoiadores do governo Trump devem manter sua popularidade na plataforma de vídeos
SBT News
com informações da Reuters
Em nova atualização sobre as negociações de domínio do TikTok pelos Estados Unidos, o presidente Donald Trump afirmou neste domingo (21) que grandes empresários do ramo de tecnologia e mídia estão envolvidos no acordo.
Na sexta-feira (19), por conversa telefônica com Xi Jinping, Trump afirmou que as negociações tiveram progressos e disse que se encontraria com seu homólogo chinês em novembro, na cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que acontecerá na Coreia do Sul.
Em entrevista ao programa televisivo "The Sunday Briefing", da Fox News, Trump disse que Lachlan Murdoch, CEO da Fox Corporation, Larry Ellison, co-fundador da empresa de softwares Oracle, e Michael Dell, presidente e fundador da Dell, estariam envolvidos como investidores norte-americanos no acordo proposto para manter o TikTok operando no país.
+ Trump diz que EUA anunciarão comprador para TikTok; líderes se reúnem na sexta
A junção desses empresários no acordo daria a aliados de Trump a garantia de que a plataforma — amplamente popular nos Estados Unidos — continuaria a exercer a influência política e cultural do atual governo para os mais de 170 milhões de usuários.
Trump elogiou o grupo, chamando-os de pessoas proeminentes e "patriotas norte-americanos".
"Acho que eles farão um trabalho muito bom", disse Trump, creditando ao TikTok o fato de ter ajudado a construir seu apoio entre os jovens eleitores na eleição presidencial de 2024.
Lachlan Murdoch recentemente consolidou o controle do império de mídia de sua família, que inclui a Fox News e o Wall Street Journal, depois de resolver uma batalha judicial de anos com seus irmãos. O patriarca da família, Rupert Murdoch, de 94 anos, também pode estar envolvido no acordo, disse Trump. + EUA e China chegam a acordo sobre TikTok; Trump e Xi conversam na sexta-feira (19)
Rupert e Lachlan Murdoch são conhecidos por suas opiniões conservadoras e seus veículos de notícias, apesar de atraírem o público conservador e de direita dos EUA, também causam a ira de Trump.
Larry Ellison é um dos principais investidores republicanos e há muito tempo vem sendo cotado por um possível acordo com o TikTok.