Trump e Xi Jinping dizem ter feito progressos sobre TikTok e marcam encontro na Coreia do Sul
Apesar do tom positivo, Pequim não confirmou acordo final sobre o futuro do aplicativo

SBT News
com informações da Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (19) que ele e o líder chinês, Xi Jinping, fizeram progressos em um acordo sobre o TikTok durante conversa telefônica. Disse ainda que eles concordaram em se encontrar pessoalmente no próximo mês, à margem da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), em Gyeongju, na Coreia do Sul.
+ Israel avança com ataque a Gaza e deixa palestinos sem opção de fuga
A ligação foi a primeira em três meses entre os dois líderes e ocorre em meio às disputas sobre o futuro do aplicativo de vídeos curtos, alvo de pressão do governo norte-americano. Apesar do tom positivo, não ficou claro se houve avanço concreto sobre a transferência do controle da plataforma para os Estados Unidos.
Trump disse que, além do TikTok, os dois discutiram comércio, tráfico de fentanil e a necessidade de encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia. Ele acrescentou que espera uma possível visita a Pequim após o encontro na Coreia do Sul.
+Deputados dos EUA apresentam projeto para eliminar tarifas do café
Em comunicado, a China destacou que sua posição permanece inalterada: as negociações devem seguir “as regras de mercado e as leis e regulamentações chinesas”, respeitando a autonomia das empresas, segundo a agência estatal Xinhua.
Washington e Pequim negociam há meses uma solução para a rede social, controlada pela chinesa ByteDance, desde que Trump classificou o aplicativo como uma ameaça à segurança nacional e restringiu sua distribuição em lojas como App Store e Google Play. A China nega que o TikTok apresente um risco de segurança e afirma que protege a privacidade dos dados de acordo com a lei chinesa