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Tecnologia

YouTube aposta em IA como chave para criação de conteúdo

Executivos dizem que plataforma busca novas ferramentas para facilitar criação de vídeos, e que os recursos não vão limitar os criadores

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Plataforma promete inovar recursos de edição e mira crescimento significativo ante a concorrentes | Foto: Unsplash
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No auge de seus 20 anos de plataforma, o YouTube coleciona cerca de 2,7 bilhões de usuários. A plataforma deixou de ter uma navegação desorganizada e amadora, que começou com o domínio de jovens usuários que publicavam clipes, para se tornar um local de pesquisa de vídeos de todos os tipos, como música, informação, podcasts e vlogs.

Na terça-feira (16), no evento anual de lançamento do produto Made on YouTube, os executivos da plataforma — propriedade da Alphabet, que também controla o Google — apresentaram um projeto de inteligência artificial que planeja dominar as ondas de transmissão nas próximas décadas.

O YouTube se tornou a maneira mais popular para os norte-americanos assistirem TV e deve ultrapassar a líder do setor, Disney, em receita de mídia neste ano.

No evento, o YouTube passou grande parte promovendo seus criadores de vídeo, que agora podem trabalhar sem as restrições impostas pelos executivos. Os criadores podem ser auxiliados por uma série de ferramentas de IA que reinventam o processo de produção ou criam conteúdo inteiramente novo — um conceito contra o qual Hollywood lutou durante uma greve de meses, em 2023.

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O presidente-executivo do YouTube, Neal Mohan, e outros apresentadores reiteraram que a rápida expansão dos recursos de IA não substituirá os empregos dos criadores de conteúdo.

"Estas são ferramentas, e só isso", disse Mohan. "Não se enganem: nenhum estúdio, rede, empresa de tecnologia ou ferramenta de IA dominará o futuro do entretenimento."

Em vez disso, disse Mohan, fazer vídeos no YouTube deve ser visto como uma "carreira viável, respeitável e sustentável", à medida que a IA ganha cada vez mais destaque no processo de criação do YouTube nos próximos 20 anos.

Crescimento de audiência

Com o apoio do Google e do seu conhecimento de IA, o YouTube ampliou a liderança sobre a Disney, que dominou o mercado durante a maior parte de 2024, segundo dados da Nielsen. O YouTube conquistou 13,4% da audiência nos EUA em julho, contra 9,4% da Disney, que controla streaming, canais de esporte e uma gama de produtos audiovisuais.

Analistas da MoffettNathanson, empresa de pesquisa especializada nos setores de tecnologia, mídia e telecomunicações, previram recentemente que a receita do YouTube também ultrapassará a da Disney neste ano. A renomada empresa de entretenimento faturou quase US$ 60 bilhões em receita de mídia no ano passado, estimaram. + Inteligência artificial vai substituir mão de obra humana? Estudo aponta que não

A Alphabet não divulga regularmente a receita do YouTube, mas informou que a combinação de anúncios e assinaturas da plataforma ultrapassou US$ 50 bilhões nos quatro trimestres encerrados em setembro de 2024.

IA impulsiona novas ferramentas

Na terça-feira, o YouTube apresentou novos produtos ao destacar personalidades que fizeram sucesso em sua plataforma, incluindo a cantora Dua Lipa, e os criadores Mark Rober, Smosh e Brandon B.

Para alguns, esses criadores de conteúdo — cada um dos quais administra canais com pelo menos 16 milhões de inscritos — substituíram apresentadores de programas de TV noturnos, cuja audiência caiu nos EUA. Em alguns casos, esses criadores têm inscritos que rivalizam com os seguidores de estrelas de Hollywood nas redes sociais, reforçando seu apelo para uma nova geração de consumidores de mídia. + Meta apostará em nova linha de óculos inteligentes; veja o que preveem os especialistas

Durante um show, Dua Lipa agradeceu ao YouTube por ajudá-la a se conectar mais intimamente com seus fãs. Questionado pela Reuters por e-mail sobre como Lipa pretendia usar os recursos de IA e se tinha alguma preocupação, não houve resposta.

Novos recursos

Mohan disse que o YouTube pagou mais de US$ 100 bilhões a produtores de conteúdo nos últimos quatro anos. Alguns produtores de vídeo reinvestiram parte de seus lucros na construção de instalações de produção no estilo dos estúdios de Hollywood, à medida que produzem vídeos cada vez mais elaborados e profissionais.

A empresa triplicou o número de novos recursos introduzidos neste ano em comparação ao evento do ano passado. A maioria das mais de 30 ferramentas reveladas incorporou IA para reformular o processo de produção ou criar novos conteúdos. Essas ferramentas têm recursos para incorporar automaticamente links de compras relevantes em vídeos ou para editar quase instantaneamente vários clipes no primeiro corte de um vídeo. O YouTube também revelou vídeos gerados por IA para acompanhar podcasts somente com áudio e um gerador de voz para música.

Amjad Hanif, vice-presidente do YouTube que gerencia produtos voltados para criadores, disse à Reuters que o ritmo de desenvolvimento rápido dos produtos pode ser atribuído, em parte, ao fato de os próprios funcionários do YouTube usarem IA para criações rápidas.

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