Elon Musk processa OpenAI e acusa Sam Altman de "traidor"
Dono da Tesla e SpaceX diz que empresa de IA não se preocupa com o bem da humanidade e companhia virou subsidiária da Microsoft
O dono da Tesla, SpaceX e da rede social X (ex-Twitter), Elon Musk está processando a OpenAI, o CEO Sam Altman e Greg Brockman, presidente da companhia. O motivo seria que a empresa e seus líderes traíram o objetivo de desenvolver a inteligência artificial para o bem da humanidade, sem fins lucrativos. E foi mais longe: disse que a criadora do ChatGPT tornou-se uma subsidiária da Microsoft, que a sua maior investidora.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
Musk, Altman e Brockman fundaram a OpenAI e o processo vem desse período. Logo, Musk alega que Altman e Brockman o convenceram a fundar a empresa, bem como investir nela, sob a promessa de que ela não teria fins lucrativos.
No suposto acordo, toda tecnologia de inteligência artificial desenvolvida seria disponibilizada gratuitamente.
+ Confira a íntegra do processo (pdf, em inglês)
No texto do processo, Musk afirma que a OpenAI tornou-se "uma empresa de código fechado, subsidiária de fato da maior companhia de tecnologia do mundo: a Microsoft".
No entanto, existe uma complexidade. A OpenAI é formada por duas empresas.
- Uma é a OpenAI, Inc, que é uma organização sem fins lucrativos
- Outra é a OpenAI Global, LLC, emrpesa com lucro limitado.
A Microsoft aportou US$ 13 bilhões na OpenAI Global, LLC e é dona de 49% desta empresa e a OpenAI, Inc é socia nos outros 51%.
Após essa sociedade, a Microsoft passou a usar os benefícios do desenvolvimento tecnologico de IA generativa da OpenAI em seus produtos.
+ Microsoft apresenta Bing e Edge com inteligência artificial da OpenAI
O episódio da demissão e recontratação de Sam Altman e Greg Brockmann em novembro do ano passado, também foi citada no processo.
+ Funcionários da OpenAI ameaçam demissão coletiva se conselho não recontratar Sam Altman
Musk alega que após o retorno deles aos cargos na OpenAI, o conselho foi dispensado e houve desvio de finalidade dos objetivos da empresa e que o motivo do processo é garantir a missão original da empresa.
OpenAI é voltada para o bem geral, diz processo
No entanto, Musk quer que os outros dois cofundadores voltem a cumprir o acordo de fundação e que a OpenAI forneça tecnologias de inteligência artificial generativa em benefício da humanidade sem vantagens financeiras.
O processo ainda relata que o dono da Tesla pede que o GPT-4 é uma inteligência artificial geral e isso seria motivo suficiente para remover do acordo de licenciamento da Microsoft, assim como as tecnologias que são desenvolvidas na empresa de IA.
É pedido também o levantamento financeiro da OpenAI para que todo lucro gerado com as tecnologias desenvolvidas seja doado a entidades sem fins lucrativos, instituições de caridade e possíveis indenizações.