Tecnologia

Trump proíbe Banco Central dos EUA de criar "dólar digital" e cria regras para criptos

Medida é interpretada como uma forma de impedir concorrência do Federal Reserve com o Bitcoin e outras criptomoedas

Imagem da noticia Trump proíbe Banco Central dos EUA de criar "dólar digital" e cria regras para criptos
Novo governo norte-americano que dar mais espaço as moedas digitais | Cido Coelho/SBT News/Imagem criada por IA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, proibiu o Banco Central do país de criar uma moeda digital. A ordem executiva está sendo vista por especialistas como um impedimento ao Federal Reserve (Fed) e uma forma de ampliar o espaço para o Bitcoin e outras criptomoedas e criptoativos existentes no mercado.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

O decreto também determina que todas as iniciativas para a criação de um "dólar digital" sejam paralisadas, inclusive aquelas iniciadas no governo Biden.

O texto assinado pelo presidente norte-americano também determina a criação de um grupo de trabalho que estabelecerá novas regulações para criptomoedas.

O grupo será liderado por David Sacks, que já trabalhou na empresa de tecnologia de pagamentos PayPal. Também farão parte o secretário do Tesouro, o presidente da SEC (órgão equivalente à Comissão de Valores Mobiliários do Brasil) e o presidente da CFTC (Comissão de Negociação de Futuros de Commodities).

Além disso, o grupo avaliará a criação de uma reserva nacional de Bitcoins e outras moedas digitais, que potencialmente será composta por "criptomoedas apreendidas em operações legais contra o crime".

Segundo a agência de notícias Reuters, essa reserva será administrada pelo Fundo de Estabilização de Câmbio do Tesouro dos Estados Unidos.

"O presidente das criptomoedas"

trump2.jpg
trump2.jpg

A medida tomada pelo político é mais uma promessa de campanha sendo cumprida. Trump afirmou que seria o "presidente das criptomoedas", e esta ação faz parte de um conjunto de medidas para intensificar o mercado de moedas digitais.

Antes de assumir seu segundo mandato como presidente, Trump lançou, em 17 de janeiro, sua "memecoin", a criptomoeda "$TRUMP", que valorizou mais de 350% em menos de 24 horas, atingindo um valor de mercado de US$ 5 bilhões (R$ 34 bilhões). A primeira-dama, Melania Trump, também lançou sua própria memecoin, chamada "$MELANIA".

O decreto também garante proteção aos serviços bancários para empresas do setor.

Últimas Notícias