Arco do Triunfo, em Paris, é alvo de tentativa de atentado terrorista, diz Macron
Suspeito, que já havia sido condenado por terrorismo, foi baleado pela polícia após tentativa de ataque na capital francesa


Reuters
Um homem que tentou atacar um policial com uma faca perto do Arco do Triunfo, em Paris, foi baleado por agentes de segurança e morreu após ser atingido, nesta sexta-feira (13). Segundo Emmanuel Macron, presidente da França, trata-se de um ataque terrorista.
O incidente foi registrado nas proximidades do Túmulo do Soldado Desconhecido, um dos principais pontos turísticos da capital francesa, localizado sob o Arco do Triunfo. No momento do ataque, policiais realizavam uma cerimônia de rotina no local.
O caso será investigado pela Procuradoria Nacional Antiterrorismo da França (Pnat), que assumiu a investigação logo após o ocorrido. A ação indica que a hipótese de motivação terrorista está sendo considerada pelas autoridades, como afirmou Macron.
De acordo com a investigação, o homem era francês, nascido em 1978, e já havia sido condenado por crimes relacionados ao terrorismo.
Ele foi sentenciado a 17 anos de prisão por tentativa de homicídio com motivação terrorista na Bélgica e libertado em dezembro, após cumprir 12 anos da pena.
Após deixar a prisão, o suspeito passou a ser monitorado pelas autoridades e estava sob acompanhamento, com verificações regulares.
A investigação busca esclarecer as circunstâncias do ataque e as possíveis motivações do suspeito. As autoridades francesas também avaliam se houve falhas no monitoramento após a libertação do homem.









