Desafiando Sora da OpenAI, Meta anuncia Movie Gen, o "cineasta de IA"
Tecnologia reune modelos de narrativa que cria vídeos de até 16 segundos, edita, combina e personaliza imagens e sons
Cido Coelho
A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou nesta sexta-feira (5) que desenvolveu o Movie Gen, um novo modelo de inteligência artificial que cria clipes de vídeo e áudio com aparência realista, conforme os pedidos dos usuários.
+ Todas as notícias sobre a Meta
A novidade é uma resposta às ferramentas de geração de mídia como Runway, ElevenLabs, Kling, do Kwai, e o Sora, da OpenAI.
Em algumas demonstrações apresentadas pela Meta, é possível ver vídeos de animais nadando ou surfando, assim como vídeos que usam fotos reais de pessoas em ação, como pintando uma tela.
O Movie Gen pode ser usado para diversas tarefas, como gerar vídeos de até 16 segundos, 45 segundos de áudio, editar vídeos, combinar sons e imagens, além da personalização de vídeos com imagens específicas.
A empresa de tecnologia espera oferecer a ferramenta para cineastas de Hollywood, artistas e influenciadores criadores de conteúdo nas redes sociais.
+ Em outubro, Meta volta a treinar IA com os dados dos brasileiros
O gerador de vídeos teve um desempenho favorável em relação às outras empresas, e especialistas do setor de entretenimento esperam pelo uso desses recursos para melhorar e agilizar a produção de filmes no cinema.
A Meta compartilhou mais detalhes em seu site, além de um artigo sobre a pesquisa, que está em andamento. Lá também é possível ver alguns exemplos de vídeos criados usando a tecnologia.
+ Todas as notícias sobre Inteligência Artificial
Diante da polêmica sobre o uso de dados que possam afetar os direitos autorais, a empresa justificou que o treinamento do Movie Gen foi “uma combinação de conjuntos de dados licenciados e disponíveis publicamente”.
+ Meta Connect 2024 promete novidades em inteligência artificial e realidade virtual; assista agora
Ainda não há data de lançamento do Movie Gen, que segue em fase de pesquisa. Assim como a OpenAI fez com o Sora, a Meta está apenas apresentando o produto em ação sem definir um prazo para o lançamento ao público em geral.
No entanto, seguindo o padrão da empresa de Mark Zuckerberg, a ferramenta pode aparecer nas plataformas sociais como Instagram, WhatsApp, Meta AI e Facebook.