ChatGPT fica instável nesta quinta (22); falha pode ter sido causada por ataque hacker
Chatbot de inteligência artificial registrou pico de reclamações dos usuários; OpenAI diz ter solucionado problema
Cido Coelho
O ChatGPT, chatbot de inteligência artificial da OpenAI, sofreu uma interrupção global que afetou diversos usuários ao redor do mundo durante a manhã desta quinta-feira (23).
+ Todas as notícias sobre inteligência artificial
Segundo a plataforma Downdetector, a falha começou por volta das 8h, com um pico de 3,3 mil reclamações às 9h, e uma pequena taxa de queixas no início da tarde. As versões para computadores e dispositivos móveis também registraram falhas.
O site de status do ChatGPT exibiu uma mensagem de erro (Bad Gateway), impossibilitando o acesso ao serviço. A OpenAI informou que os erros foram detectados por volta das 9h26 (horário de Brasília) e corrigidos às 9h43.
"Estamos enfrentando taxas de erro elevadas para ChatGPT. Estamos investigando", diz mensagem no site oficial da empresa.
Posteriormente, a dona do ChatGPT relatou que "uma correção foi implementada" e que estava monitorando os resultados. Logo depois, anunciou que o "problema foi resolvido".
+ Samsung apresenta Galaxy S25 com IA do Google; no Brasil, preços chegam a R$ 14.999
Ataque hacker?
O HackManac, site especializado em cultura hacker, informou que a instabilidade foi causada pelo grupo Mr. Hanza. No entanto, não há confirmação oficial de que um ataque foi responsável por derrubar o serviço.
Crescimento do ChatGPT
O ChatGPT, lançado em novembro de 2022, permite interações com um chatbot de inteligência artificial em linguagem natural, com a possibilidade de realização de diversas tarefas.
+ Todas as notícias sobre ChatGPT
A ferramenta de IA teve a mais rápida adoção tecnológica da história, alcançando 100 milhões de usuários em dois meses. Atualmente, processa mais de 1 bilhão de mensagens por dia, com mais de 300 milhões de usuários ativos semanalmente.
+ Brasil sofre 1379 ataques hackers por minuto
A instabilidade no ChatGPT é um dos temas mais pesquisados pelos usuários brasileiros nesta quinta, segundo mostram os dados do Google Trends, ferramenta que exibe os termos mais populares no Google.