Dólar alto é o grande problema, diz ministro de Lula sobre preço dos alimentos
Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, diz que o presidente estuda uma série de possibilidades para abaixar os valores nas prateleiras
Murilo Fagundes
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou nesta quinta-feira (23.jan) que o “grande problema” da inflação de alimentos no Brasil tem sido a alta do dólar, mas que o arrefecimento recente da moeda norte-americana frente ao real foi uma “boa notícia”.
“A notícia mais recente e boa é que diminuiu o dólar em relação ao real e ficou abaixo de R$ 6. Espero que desça ainda mais. Portanto, o câmbio é o grande problema. Não é o campo. Porque o Brasil está vivendo um recorde de safras”, disse ao SBT News.
Teixeira foi um dos ministros escalados por Lula para encontrar soluções na questão da alta de preços. Essa tem sido uma das maiores preocupações do presidente quando o assunto é popularidade, tanto é que, na última segunda (20), em reunião ministerial, cobrou seus ministros publicamente para que algo fosse feito.
+ Ministros descartam “xepa” para baratear alimentos e estudam outras medidas para levar a Lula
+ Mercado financeiro sobe para 5,08% projeção da inflação em 2025
Segundo Teixeira, “Lula tem esse tema como prioridade máxima e está na sua mesa uma série de medidas que ele vai adotar para diminuir o preço dos alimentos no Brasil”.
Além do Desenvolvimento Agrário, as pastas da Fazenda, da Agricultura e da Casa Civil se reuniram nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto, para afinar as estratégias em relação ao tema.
Nesta sexta-feira (23), os ministros de Lula devem se reunir novamente, mas com a presença do presidente, que decidirá quais propostas levará à frente.