Esquema de SMS falso é descoberto em prédio no Morumbi, em São Paulo
Suspeito disparava mensagens fraudulentas para as pessoas que passavam pela região
SBT News
A Polícia Civil de São Paulo realizou uma operação nesta quinta-feira (23) no bairro do Morumbi para desmanchar um esquema de golpe por SMS. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, um apartamento do 19º andar de um condomínio da região tinha uma antena na varanda que disparava mensagens fraudulentas para vítimas que passavam pelas proximidades da marginal Pinheiros.
A investigação estava em curso desde julho de 2024, quando um homem foi detido enquanto utilizava aparelhos eletrônicos instalados em um veículo para enviar mensagens falsas.
+ Empresas de telefonia serão obrigadas a enviar dados sobre ligações suspeitas à Anatel
As mensagens simulavam avisos sobre compras, empréstimos bancários ou penalidades na carteira de habilitação e vinham acompanhadas de número de telefone, induzindo as pessoas a ligarem e fornecerem dados pessoais e bancários para identificar o "problema". A investigação revelou que a estrutura operava como parte de um núcleo criminoso especializado nesse tipo de fraude.
+ Golpe do falso frete: cinco suspeitos são presos por sequestro de caminhoneiro em SP
Um homem de 24 anos foi preso no local, e seu envolvimento no esquema será apurado. O suspeito será indiciado por associação criminosa, estelionato e invasão de dispositivos eletrônicos, entre outros crimes. O caso foi registrado no 42º Distrito Policial e os agentes apreenderam o equipamento utilizado para os disparos de mensagens.
+ Golpe da CNH suspensa: Justiça de SP bloqueia 131 contas ligadas à fraude
Em nota, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse que os criminosos usavam um equipamento com tecnologia 2G, que bloqueava sinais de 3G, 4G e 5G. O órgão também afirma que ''realiza um trabalho de cooperação com as autoridades de segurança pública para localizar essas estações radiobase piratas e interromper seu funcionamento.''
A Anatel ainda reforça para as pessoas terem cuidado "com links recebidos via SMS" e recomenda "atenção quanto ao conteúdo, especialmente quando houver menção a valores financeiros ou promoções aparentemente muito vantajosas".