Um brinquedo digital que fez sucesso nos anos 90 estará de volta
Os tamagotchis vão voltar com tudo e turbinados com tecnologia; novas naves de Star Wars chegam as lojas
Armindo Ferreira
Estive na ABRIN 2023 -- maior evento dos fabricantes de brinquedos da América Latina -- para saber um pouco mais sobre os brinquedos tecnológicos que chegarão em breve nas lojas de todo o país. Os quatro dias de evento contaram com mais de 140 expositores que apresentaram para os lojistas as novidades disponíveis nesse segmento.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Assista todas as edições do Tech News
De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, o setor espera crescer pelo menos 7% neste ano, porém segue acompanhando de perto os impactos da situação da Americanas e que ainda preocupa alguns executivos que tive oportunidade de conversar na feira. A rede é ainda um importante canal de vendas desse tipo de produto.
O segmento de brinquedos colecionáveis para adultos segue firme com peças baseadas em filmes de super-heróis. A Sunny Brinquedos lançou naves baseadas em Star Trek que fazem sons e acendem luzes para proporcionar uma maior referência ao universo ficcional. O mesmo acontece com as naves e outros itens de Star Wars.
"Estamos sempre de olho nas tendências. "As naves têm o máximo de detalhes, elas abrem, tem mini figuras ultra detalhadas, porque a gente sabe que o público de ter coisas para colecionar a risca como é o conteúdo que eles consomem", explicou a Maiara Dias, que é Head of Marketing e Comunicação Sunny Brinquedos.
Já um brinquedo tecnológico que deve voltar com tudo são os tamagotchis pela empresa Fun Divirta-se. Eles foram lançados pela primeira vez em novembro de 1996 no Japão, e em 1997 tornaram-se um sucesso mundial, especialmente entre crianças e adolescentes. O brinquedo eletrônico portátil consistia em um dispositivo que simulava a criação de um animal de estimação virtual, no qual o usuário tinha que alimentá-lo, dar banho, brincar com ele e cuidar de suas necessidades básicas para que ele pudesse sobreviver. O sucesso dos Tamagotchi inspirou uma série de jogos e brinquedos similares.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Agora a novidade deve vir turbinada com novidades tecnologias adotadas em primeira mão para o Tech News. "Eu ainda não posso dar detalhes, mas posso contar em primeira mão ao Tech News, que vamos lançar em breve o Tamagotchi Uni, que vem com relógio e gráfico colorido, e um conversa com o outro", revelou Viviane Tamborim, gerente de marketing da Fun Divirta-se.
Como pode unir os saudosistas com as crianças cada vez mais ávidas por novidades tecnológicas tem tudo para fazer sucesso e ganhar uma nova geração de cuidadores de pets virtuais.