Publicidade
Tecnologia

Saiba como tirar o título de eleitor online em 2022

Eleitor tem até o dia 4 de maio para regularizar ou tirar um novo título de eleitor

Imagem da noticia Saiba como tirar o título de eleitor online em 2022
imagem do documento título de eleitor
• Atualizado em
Publicidade

No final do ano teremos eleições para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Mas para exercer esse direito o prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o dia 04 de maio. A boa notícia é que agora dá pra fazer tudo isso online.

+ Conheça a editoria de Tecnologia do SBT News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

No site do TSE é possível verificar se você possui débito com a Justiça Eleitoral, requerer a primeira via do título, informar mudança de município (transferência), alterar dados pessoais, alterar local de votação por justificada necessidade de facilitação de mobilidade ou fazer revisão para a regularização de inscrição cancelada.

De acordo com o próprio TSE, para requerer pela primeira vez seu título de eleitor você precisa, antes de tudo preparar a seguinte documentação:

  • Digitalizar o Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).
  • Digitalizar o comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).
  • Digitalizar o comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).
  • Digitalizar o comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, caso você seja do sexo masculino (para homens com 19 anos que ainda não tenham título eleitoral).

E ainda fazer uma selfie segurando, ao lado do seu rosto, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera. Essa foto deve ser tirada em um local bem iluminado e não pode ter qualquer peça de roupa ou acessório que impossibilite a completa visão do seu rosto, como por exemplo, óculos, bonés, gorros etc.

Caso você não consiga digitalizar os documentos em casa, há empresas, tais como algumas papelarias e lanhouses que prestar esse tipo de serviço. Há ainda alguns aplicativos de celular que podem fazer esse serviço, como por exemplo, o PDF scanner.

O importante é que imagens fiquem totalmente legíveis e que o arquivo não tenha mais do que 10mb. Os formatos permitidos são o PNG, PDF e JPG. Depois é só baixar o aplicativo e-título e acompanhar a sua solicitação. Tudo sem sair de casa.

Assista a edição de hoje do Tech News: 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade