Microsoft interrompeu tentativas de ciberataques russos
Segundo a empresa de tecnologia, ações foram de espiões militares que tinham objetivo de invadir alvos da Ucrânia
SBT News
A empresa de tecnologia Microsoft anunciou na 5ª feira (07.abr) que conseguiu interromper tentativas de ataques cibernéticos de um grupo de espiões militares russos. Eles tinham o objetivo de invadir diversos alvos ucranianos na Europa e dos Estados Unidos.
+ Conheça a editoria de Tecnologia do SBT News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os hackers espiões miravam atacar meios da imprensa ucraniana, organizações governamentais e think tanks norte-americanos e europeus envolvidos com política externa.
Os bloqueados fazem parte de um grupo apelidado de "Strontium", que segundo a Microsoft, a empresa vem monitorando eles há anos. A empresa de tecnologia disse que recebeu uma ordem judicial que a autoriza assumir o controle de sete domínios que o Strontium estava usando para realizar os ataques.
"Acreditamos que o Strontium estava tentando estabelecer acesso de longo prazo aos sistemas de seus alvos, fornecer suporte tático para a invasão física e filtrar informações confidenciais. Notificamos o governo da Ucrânia sobre a atividade que detectamos e a ação que tomamos", relatou a Microsoft.