Rússia envia submarino para escoltar petroleiro perseguido pelos EUA, diz jornal
Navio Bella 1, alvo de sanções dos EUA, é acompanhado por frota russa em meio a tensão diplomática e perseguição marítima


Antonio Souza
com informações da Reuters
A Rússia enviou um submarino e outros navios de guerra para escoltar o petroleiro Bella 1, que está sendo perseguido pelas forças dos Estados Unidos no Oceano Atlântico, informou, nesta terça-feira (6), o Wall Street Journal, citando um oficial americano.
O Bella 1 está no centro de um crescente confronto geopolítico no mar, depois que os EUA intensificaram ações contra petroleiros ligados à Venezuela e ao contrabando de óleo sob sanções.
As forças americanas vêm perseguindo o navio há quase duas semanas, segundo fontes ouvidas pela agência Reuters.
Por que o Bella 1 está sendo seguido pelos EUA?
Segundo a Reuters, a Rússia pediu formalmente aos EUA que interrompessem a perseguição ao Bella 1, que seguia para a Venezuela, carregado de petróleo.
O navio fugiu da Guarda Costeira americana no Atlântico, e a tripulação teria pintado uma bandeira russa no casco, na tentativa de evitar a interceptação.
A ação ocorre em meio à pressão dos EUA contra o regime de Nicolás Maduro, na Venezuela, incluindo a imposição de sanções a empresas e petroleiros acusados de transportar óleo de forma irregular.
A Casa Branca, o Departamento de Estado dos EUA e a Embaixada da Rússia não comentaram imediatamente o caso, quando questionados pela agência.









