Publicidade
SBT News

Polícia prende nove suspeitos de tráfico internacional no aeroporto de Guarulhos (SP)

A droga era despachada em malas, que depois eram descartadas para dificultar a investigação

Imagem da noticia Polícia prende nove suspeitos de tráfico internacional no aeroporto de Guarulhos (SP)
aeroporto
• Atualizado em
Publicidade

A Polícia Federal prendeu nove suspeitos de fazer parte de uma quadrilha que despachava cocaína, em malas, no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Imagens de câmeras de segurança mostram uma mulher levando uma mala pelo aeroporto. Ela não é uma passageira comum. Na bagagem dela, tem cocaína. Um funcionário já espera, no saguão vazio. Ele recebe e coloca a mala na esteira. O homem já tem a etiqueta pronta. O criminoso fotografa a bagagem já etiquetada e a falsa passageira vai embora. A mala, recheada de droga, é despachada - sozinha.

Na área interna, a bagagem segue pela esteira. Outro funcionário do aeroporto, cooptado por traficantes, espera por ela. Outra câmera mostra a mala sendo colocada em um dos carrinhos de carga. Um terceiro funcionário, encosta o veículo que reboca e leva a cocaína até o avião.

Esta é apenas uma das maneiras de traficar drogas, no aeroporto, atacadas em uma operação da Polícia Federal desta 5ª feira (7.dez). A Justiça decretou a prisão temporária de treze investigados. Quase 700 kg de cocaína foram apreendidos. O destino de mais de meia tonelada da droga era a Alemanha. O restante iria para Portugal, na Europa, e Etiópia, na África.

"Tiveram cargas que foram interceptadas aqui, no Brasil e outras, que foram interceptadas no exterior, e nós fomos informados pelas autoridades alemãs, portuguesas e começamos a investigação aqui", diz o delegado da Polícia Federal Felipe Faé Lavareda de Souza. 

Uma outra parte da operação teve como alvo lideranças do tráfico de drogas em Guarulhos. Segundo as investigações, as malas com a droga são preparadas em comunidades vizinhas ao aeroporto. Em celulares apreendidos pela Polícia Federal foram encontrados grupos de mensagens com o passo a passo da entrega das malas.

Em alguns casos, depois que a bagagem é despachada, os criminosos jogam a mala fora pra dificultar a investigação. "Às vezes, eles chegam com uma caixa dentro de uma mala, jogam fora a mala e ficam com a caixa, só que a gente conseguiu pegar isso, nas câmeras" acrescenta Lavareda.

Em março, duas brasileiras foram presas na Alemanha porque traficantes trocaram a etiqueta da bagagem delas por uma mala cheia de cocaína. "Você tendo fotos da sua mala com você, ali, no check-in, provando que você estava com uma mala da cor x e não da cor y, que foi a que foi pega e o peso da sua mala, isso, já é um indicativo de que aquela mala, que foi encontrada, não seria sua" orienta o delegado.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade