Publicidade
SBT News

Viva Mais, Viva Bem: mulher x violência; como evitar relações abusivas, inclusive no trabalho

É necessário se posicionar no primeiro momento de tensão, explica psicóloga

Imagem da noticia Viva Mais, Viva Bem: mulher x violência; como evitar relações abusivas, inclusive no trabalho
Viva Mais, Viva Bem: mulher x violência; como evitar relações abusivas, inclusive no trabalho (SBT News)
• Atualizado em
Publicidade

Os números de violência contra a mulher chamam a atenção. Mesmo diante de discussões e novas medidas protetivas, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública traz uma realidade preocupante. Os casos de violência mais extremos no primeiro semestre de 2023 já superam os registrados no mesmo período desde 2019. De janeiro a julho deste ano, foram registrados 722 feminicídios no Brasil.

Assista:

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A psicóloga Thirza Reis explica que a violência doméstica tem um ciclo. Ela começa com uma tensão, passa para a violência física, depois vem o arrependimento e se fecha com uma lua de mel, um comportamento que não é sustentado por muito tempo.

"A violência é um processo de escalonamento. Então, por isso, precisamos estar muito atentas. Se a mulher perceber a tensão, precisa começar o processo de posicionamento, diga que não gostou e que não quer ser tratada assim", afirma. 

No podcast Viva Mais, Viva Bem, Thirza faz um alerta para mulheres que ficam em dúvida sobre o comportamento do homem. "Se isso acontece, aqui já merece um limite imediato. Se você se posiciona no início, você já vai dando o tom do relacionamento".

Durante o bate-papo, a psicóloga explicou os tipos de violência em casa ou no trabalho e como se posicionar mesmo diante de elogios carregados de insinuações constrangedoras. 

O episódio completo já está disponível no canal do SBT News no YouTube e no Spotify.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade