Economia

INSS cria fila única nacional para reduzir espera na concessão de benefícios

Nova regra permite que pedidos sejam analisados por servidores de outros estados e promete acelerar concessões em todo o país

O governo federal anunciou a criação de uma fila única nacional no INSS para tentar reduzir a demora na análise de pedidos de benefícios. A medida vale para todo o país e permite que requerimentos feitos em regiões com maior demanda sejam avaliados por servidores de outros estados, onde o tempo de espera é menor.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Com a nova regra, todos os pedidos passam a integrar um sistema nacional unificado. Na prática, um benefício solicitado em uma região com fila maior poderá ser analisado por um servidor de outro estado, independentemente do local onde o pedido foi feito. A redistribuição dos processos será automática.

Milhões de brasileiros aguardam resposta do INSS. A maior parte da fila é formada por benefícios por incapacidade, com cerca de 1,3 milhão de processos. Em seguida aparecem os benefícios assistenciais, como o BPC, com 935 mil pedidos.

As aposentadorias somam 363 mil requerimentos, enquanto o salário-maternidade tem outros 217 mil pedidos em espera em todo o país.

Há dois anos, a dona de casa Diomar de Souza vive uma rotina de idas e vindas ao INSS para garantir um benefício ao filho, de 55 anos, em tratamento contra um câncer. Segundo ela, a falta de resposta agravou a situação financeira da família.

"Quem está nesse processo, principalmente de câncer, tem muitos gastos. Ninguém corre atrás de um benefício desses sem necessidade", relata.

De acordo com o governo, a medida vai ajudar a equilibrar desigualdades regionais. Enquanto estados do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro registravam tempos médios abaixo de 45 dias, regiões como o Nordeste chegavam a 188 dias de espera.

Com a mudança, o número de servidores aptos a analisar processos e receber bônus de produtividade sobe de 4 mil para 18 mil. A expectativa é acelerar a concessão e reduzir a fila recorde.

Assuntos relacionados

Fila
INSS
benefícios

Últimas Notícias