Publicidade
Brasil

Projeto de reciclagem de roupas desperta interesse em grandes empresas

Iniciativa já reaproveitou 300 toneladas de tecido, que seriam descartadas em aterros sanitários

Imagem da noticia Projeto de reciclagem de roupas desperta interesse em grandes empresas
Roupas
• Atualizado em
Publicidade

Um projeto de reciclagem de roupas tem despertado o interesse de grandes empresas de varejo do país. A iniciativa já reaproveitou 300 toneladas de tecido, que seriam descartadas em aterros sanitários.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O Brasil produz cerca de oito bilhões de peças de roupa por ano, e quando elas saem de moda ou não servem mais. o destino, por vezes, é o lixão. Uma pesquisa feita por uma fundação que estuda a economia sustentável identificou que, por segundo, um caminhão com carga têxtil é descartado no mundo, provocando danos ambientais. o algodão, por exemplo, leva até 20 anos para se decompor. O poliéster, que é sintético, pode demorar mais de 300.

Uma simples atitude como esta é capaz de mudar esta realidade. As roupas que não servem mais agora poderão ser recicladas, o que já acontece com plástico, vidro ou papel. As fibras recuperadas vão se transformar em uma peça novinha. Uma moda sustentável e consciente.

Três grandes marcas compraram a ideia e já são 200 pontos de coleta espalhados pelo país. É possível localizá-los pelo aplicativo Cotton Move. "Essa plataforma é focada no resíduo do algodão, que é uma matéria-prima nacional, a gente consegue reunir o descarte pré consumo junto com o pós consumo, que é o descarte feito pelo consumidor, junto as redes de varejo que participam da plataforma", afirma José Guilherme Teixeira, CEO da empresa.

O que é recolhido vai parar na ONG Retalhar. "Aqui a gente vai receber os infinitos materiais que compõem esse universo de roupas e vai definir o que vai ter uma nova vida e o que vai ter um fim correto", diz Kpmas Rosenberg Lessa, CEO da Retalhar. 

As peças que são de algodão seguem para as fábricas, onde viram um fio que dá origem ao tecido reciclado.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade