Covid-19: 7 em cada 10 mortos em 2022 tinham ao menos uma comorbidade
Com casos em alta no Brasil, volta a preocupação com os mais vulneráveis

Solange Boulos
Com os casos de covid-19 em alta, volta a preocupação com os mais vulneráveis. Só este ano, 7 em cada 10 mortos tinham pelo menos uma comorbidade. Quase 90% dos cerca de 25 mil mortos por covid este ano, com comorbidades, tinham mais de 60 anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A doença para a vendedora Ivone Gonçalves foi leve, mas para Marco, marido dela e que sofria de obesidade, foi fatal. Ele morreu no dia do aniversário de 15 anos do único filho.
"A doença agravou, ele começou a sentir falta de ar, eu corri com ele pro hospital, pro pronto-socorro, lá já colocaram ele no oxigênio. No 25º dia, ele teve a parada cardiorrespiratória", conta Ivone.
Diabéticos e pessoas com problemas no coração estão entre os que mais correm risco de morrer. Esses pacientes, segundo os médicos, enfrentam complicações das doenças que têm, além de ficar com a imunidade mais baixa para lutar contra a covid-19.
"A primeira coisa, em termos de prevenção, é saber reconhecer o risco. Prevenir é uso de máscara, estar atualizado com a vacinação e, no primeiro momento de diagnóstico de covid, ter disponibilidade de medicação efetiva", afirma o infectologista Helio Bacha.
Leia também: