Publicidade
Saúde

Doença de Lyme: o que é a condição que fez Justin Timberlake ter sintomas debilitantes

Aos 44 anos, o cantor disse ter sido diagnosticado com a doença e desabafou sobre os sintomas

Imagem da noticia Doença de Lyme: o que é a condição que fez Justin Timberlake ter sintomas debilitantes
Justin Timberlake revela diagnóstico da doença de Lyme | Reprodução/YouTube
Publicidade

Justin Timberlake revelou que foi diagnosticado com a doença de Lyme. Em um texto compartilhado nesta quinta-feira (31) nas redes sociais, o cantor desabafou sobre a doença, definindo os sintomas como "debilitantes".

"Se já passou por esta doença ou conhece alguém que já passou, então você está ciente: viver com isso pode ser implacavelmente debilitante, tanto mental como fisicamente", escreveu.

Aos 44 anos, Timberlake disse ser uma "pessoa bastante reservada" e, por isso, "relutava" em falar sobre seus problemas de saúde porque "foi criado para guardar esse tipo de coisa para si".

"Mas estou tentando ser mais transparente sobre minhas lutas para que elas não sejam mal interpretadas. […] Gostaria de fazer a minha parte para ajudar outras pessoas que passam por esta doença também", afirmou o artista.

+ Carlinhos de Jesus diz que está com bursite e explica uso de cadeira de rodas; entenda quadro

Sintomas que Justin Timberlake enfrentou

Timberlake afirmou que teve fadiga, enjoos e dor nos nervos. A doença de Lyme é uma infecção causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, transmitida principalmente pela picada de carrapatos infectados, segundo o Ministério da Saúde.

Os sintomas variam conforme a fase da doença e podem incluir febre, manchas vermelhas na pele, dores musculares, paralisia facial, alterações nos batimentos cardíacos e, em estágios mais avançados, artrite.

Ainda segundo o Ministério, embora os casos da doença estejam concentrados em certas áreas endêmicas, os focos da doença de Lyme são distribuídos nos Estados Unidos, Europa e Ásia. No Brasil, os casos são mais raros. Os estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Amazonas já relataram ocorrências isoladas da doença.

"Quando recebi o diagnóstico, fiquei chocado, com certeza. Mas, pelo menos, eu conseguia entender por que estava no palco com uma dor enorme nos nervos ou simplesmente sentindo uma fadiga ou enjoo absurdos", disse Timberlake.

Além dele, outras celebridades já revelaram o diagnóstico da doença, como Justin Bieber, Amy Schumer e Avril Lavigne.

+ Síndrome de Fournier: entenda infecção rara que levou à morte de funkeiro aos 40 anos

Como é o tratamento

O diagnóstico precoce e o tratamento com antibióticos para a doença de Lyme são essenciais para evitar complicações. No entanto, em alguns casos, mesmo após o tratamento, alguns sintomas podem persistir por um tempo. Além disso, em casos raros, a doença pode se tornar crônica.

Em diferentes shows de Justin, alguns fãs comentaram nas redes sociais que o artista estava tendo performances abaixo da expectativa. Ele chegou, inclusive, a cancelar ou adiar alguns shows de sua turnê por motivos de saúde.

No texto, ele admitiu que pensou em parar sua turnê, "Forget Tomorrow", por causa do diagnóstico. "Mas decidi que a alegria que me traz cantar supera em muito o estresse passageiro que meu corpo estava sentindo". A turnê acabou nesta semana.

Publicidade

Assuntos relacionados

doença
Justin Timberlake
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade