Publicidade
Saúde

Carlinhos de Jesus diz que está com bursite e explica uso de cadeira de rodas; entenda quadro

No caso do dançarino e coreógrafo, condição afeta o quadril e causa dor intensa na região, que pode irradiar para a coxa; saiba mais

Imagem da noticia Carlinhos de Jesus diz que está com bursite e explica uso de cadeira de rodas; entenda quadro
Carlinhos de Jesus informou que está com bursite trocantérica bilateral; entenda | Reprodução/Instagram
Publicidade

O coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus, de 70 anos, usou as redes sociais para explicar o motivo de ter sido visto recentemente usando cadeira de rodas e muletas. Em uma publicação, ele revelou que está enfrentando um quadro de bursite trocantérica bilateral, associado a tendinite nos glúteos, também em ambos os lados do corpo, o que compromete sua mobilidade.

+ Dor que causa invalidez: como prevenir e tratar problema lombar crônico?

“Já há algum tempo venho sentindo dificuldades para andar, com dores que limitaram meus movimentos. Depois de exames e avaliações, recebi o diagnóstico de um quadro sério de bursite trocantérica bilateral, complicada com tendinite nos glúteos. Resultado: muita dor e mobilidade bastante comprometida”, escreveu.

O que é bursite trocantérica?

A bursite trocantérica é uma inflamação das bursas, pequenas bolsas cheias de líquido que funcionam como amortecedores entre ossos, músculos e tendões, de acordo com a Cleveland Clinic. No caso específico da região do quadril, a inflamação atinge a bursa localizada sobre o trocânter maior, uma proeminência óssea do fêmur.

+ Anvisa suspende medicamento milionário para distrofia muscular após mortes nos EUA

Essa condição pode causar dor intensa na lateral do quadril, que pode irradiar para a coxa. Entre as causas mais comuns estão movimentos repetitivos, segundo o centro médico, o que pode envolver dança e exercícios físicos, lesões no quadril e problemas com postura.

+ Dor no peito em jovens: quando se preocupar?

O diagnóstico geralmente é feito por exame físico e pode ser complementado com ultrassonografia, ressonância magnética e raio-x.

Outros fatores de risco para bursite são artrite, psoríase, diabetes e doença na tireoide. Quando bilateral (atingindo os dois lados do corpo), como é o caso de Carlinhos, a limitação pode ser ainda mais severa.

Recuperação lenta, mas contínua

Carlinhos contou que está seguindo um tratamento multidisciplinar que inclui fisioterapia, acupuntura, musculação e controle intensivo da dor. Ele destacou que a cadeira de rodas e a muleta são apenas recursos para facilitar a locomoção durante o processo de reabilitação.

“A cadeira de rodas e a muleta estão aqui para me poupar, não para me parar”, escreveu.

De fato, segundo a Cleveland Clinic, usar bengala e muletas ao se locomover ajuda a diminuir a pressão exercida sobre o quadril enquanto você se movimenta e caminha.

O artista também agradeceu o carinho dos fãs:

“Isso me dá ainda mais força para seguir em frente, com fé e leveza. Porque, como vocês sabem… o show tem que continuar!”.

A bursite trocantérica costuma responder bem ao tratamento, mas a recuperação pode ser lenta, exigindo paciência e continuidade às terapias propostas pelos médicos e fisioterapeutas, além de manter a constância na realização de exercícios e alongamentos.

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade