SBT Notícias: Após 55 dias foragida, Carla Zambelli é presa na Itália e pode ser extraditada
Confira o que foi notícia ao longo do dia e os assuntos que serão destaque nesta quarta-feira (30); assista!
SBT Notícias
Após 55 dias foragida, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29), em Roma, na Itália. Condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e 8 meses de prisão pela invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos, a parlamentar já havia sido incluída na lista de difusão vermelha da Interpol.
+ "Não vou voltar para o Brasil para cumprir pena", diz Zambelli em vídeo antes de ser presa
Segundo o Ministério da Justiça, Zambelli era considerada foragida em território italiano, uma vez que os recursos da deputada foram negados e a prisão preventiva dela foi decretada. Em nota, a pasta informou ainda que será submetido o processo de extradição da parlamentar.
Enquanto isso, em Brasília, o presidente da Câmara, Hugo Motta, se manifestou sobre a prisão, destacando que a Casa já está tomando as medidas cabíveis ao Legislativo "por meio da Representação que tramita na CCJC, em obediência ao Regimento e à Constituição".
Motta, no entanto, não descartou uma possível cassação do mandato de Zambelli. "Não cabe à Casa deliberar sobre a prisão - apenas sobre a perda de mandato", escreveu o deputado em uma rede social.
+ Carla Zambelli: STF decide, por unanimidade, manter condenação da deputada a 10 anos de prisão
O SBT Notícias desta quarta-feira (30) traz os detalhes da prisão de Carla Zambelli e toda a repercussão política do caso.
E ainda: a corrida contra o tempo para evitar o tarifaço de Donald Trump. A apenas dois dias do início da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos, a comitiva de senadores brasileiros em Washington tenta negociar uma redução ou até o adiamento da taxação, que entra em vigor nesta sexta-feira, 1º de agosto.
+ Missão do Senado segue sem sinal de acordo sobre tarifa entre Brasil e EUA
Na avaliação do governo brasileiro, houve um sinal de abertura de diálogo com os Estados Unidos após a participação de um indicado do secretário de Comércio norte-americano, Howard Lutnick — integrante do governo de Donald Trump —, em uma reunião com representantes de grandes empresas de tecnologia nesta terça-feira (29). A presença foi aceita pelo Palácio do Planalto e é interpretada como um gesto positivo em meio às tensões bilaterais provocadas pelo anúncio das tarifas.
Esses e outros assuntos que foram notícia ao longo do dia você confere no SBT Notícias, ao vivo, na tela do SBT e no canal do SBT News no YouTube.