Ozempic, Wegovy e Mounjaro são incluídos em lista de medicamentos essenciais da OMS
Semaglutida e alternativas terapêuticas agora estão na lista da Organização Mundial da Saúde, atualizada em 5 de setembro

Caroline Vale
A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou, neste mês de setembro, sua Lista Modelo de Medicamentos Essenciais, adicionando a semaglutida, princípio ativo do Ozempic e do Wegovy. Os medicamentos, inicialmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes tipo 2, se tornaram populares no combate à obesidade.
A atualização contempla ainda alternativas terapêuticas como dulaglutida, liraglutida e tirzepatida (princípio do Mounjaro), incluindo biossimilares de qualidade garantida.
+ Entenda por que a Anvisa proibiu a manipulação de Ozempic e Wegovy
Medicamentos essenciais atendem às necessidades prioritárias de saúde de uma população, considerando prevalência de doenças, eficácia, segurança, custo-efetividade e disponibilidade contínua nos sistemas de saúde. A inclusão na lista busca garantir que tratamentos como Ozempic e Mounjaro estejam acessíveis, de forma adequada e a preços compatíveis para pacientes e sistemas de saúde.
O comitê de especialistas da OMS avaliou evidências científicas sobre os benefícios desses medicamentos para pessoas com diabetes tipo 2, especialmente aquelas com doenças cardiovasculares, renais crônicas e obesidade. A expectativa é que a concorrência entre genéricos reduza os preços e amplie o acesso global.
+ Ozempic, Wegovy e Mounjaro são vendidos com retenção de receita
A lista da OMS, referência em mais de 150 países, orienta a aquisição e distribuição de medicamentos pelo setor público e sua inclusão em planos de saúde, promovendo uso racional e redução de custos.
A relação é atualizada a cada dois anos pelo Comitê de Especialistas em Seleção e Uso de Medicamentos Essenciais. Essa é a 24ª Lista de Medicamentos Essenciais.