Publicidade
Saúde

Osteocondroma: entenda tumor no joelho diagnosticado em namorada de filho de Luciano Huck

Jovem de 16 anos foi internada em uma clinica particular após sentir dores na região; ela foi ao Rock in Rio um dia antes do início dos sintomas

Imagem da noticia Osteocondroma: entenda tumor no joelho diagnosticado em namorada de filho de Luciano Huck
Namorada de filho de Luciano Huck foi ao Rock in Rio um dia antes dos sintomas começarem | Reprodução/Instagram
Publicidade

Duda Guerra, de 16 anos, que é namorada de Benício Huck, filho do meio dos apresentadores Angélica e Luciano Huck, anunciou tratamento para um osteocondroma, um tipo de tumor ósseo benigno localizado no joelho. A jovem se internou em uma clínica particular no Rio de Janeiro no último final de semana, um dia após ter ido na primeira noite do Rock In Rio com Benício.

+ Pesquisa identifica remédio capaz de matar células de câncer de mama agressivo; entenda

"Tenho um [tumor] no joelho esquerdo, e eu descobri ele bem novinha. Nunca tive problema com dor nem nada do tipo. Mas, de umas três semanas pra cá, eu tenho sentido muita dor nele", disse.

+ O que é rabdomiossarcoma, câncer raro que foi confundido com rinite e matou menino de 13 anos

A estudante disse que realizou exames para monitorar a condição e a necessidade de cirurgia ainda é avaliada.

O que é osteocondroma?

Osteocondromas são tumores benignos relativamente comuns que se projetam partir da superfície óssea e são revestidos por uma capa cartilaginosa. O tumor acomete principalmente as regiões do fêmur e tíbia, ao redor do joelho, segundo a Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (ABOO).

Também podem ser encontrados nas regiões do ombro, quadril, escápula e bacia. A associação informa que, apesar das causas ainda serem desconhecidas, alterações genéticas podem influenciar sua formação.

De acordo com a ABOO, em muitos casos os osteocondromas são assintomáticos, e identificados por exames de imagem relacionados a algum trauma ou exame de rotina. Mas também podem ser caracterizados por dores nas regiões acometidas.

Para a maior parte dos pacientes, uma vez identificado o tumor, é indicado apenas o acompanhamento por exames. No entanto, se houver sintomas como atrito ao se locomover, fratura do tumor e compressão de estruturas vasculonervosas, pode ser recomendado uma intervenção cirúrgica.

Pode virar câncer?

A incidência é rara e pode acontecer em 1% dos casos de osteocondromas solitários (ou seja, quando há apenas um tumor) e 5% para as osteocondromatoses múltiplas (quando há formação de diversos tumores).

Buscas por Osteocondroma em tendência de alta no Google

O interesse de buscas por Osteocondroma estão em tendência de alta no Google Brasil, na comparação com os últimos 30 dias. Os dados são do Google Trends.

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade