Publicidade
Saúde

O que é surto psicótico, que acometeu jovem que matou a facadas irmã de 4 anos em SC

Jovem enfrentava transtornos e estava em acompanhamento médico, segundo delegado; entenda

Imagem da noticia O que é surto psicótico, que acometeu jovem que matou a facadas irmã de 4 anos em SC
Menina de 4 anos morta a facadas pela irmã, de 22, é velada em SC | Reprodução/Redes Sociais
,
Publicidade

A irmã de 22 anos suspeita de ter esfaqueado Soraia Lia Schmidt, de 4 anos, enquanto dormia, apresentava sinais de surto psicótico no momento em que foi presa, segundo a Polícia Civil de Mafra, interior de Santa Catarina.

+ Menina de 4 anos morta a facadas pela irmã, de 22, é velada em SC

Segundo o delegado Eduardo Borges, a jovem enfrenta transtornos e estava em acompanhamento médico para tratamento. Ainda não há informações sobre o diagnóstico da jovem.

+ Esquizofrenia: entenda doença do atirador de Novo Hamburgo que matou 3 pessoas

Os familiares chegaram a levar Soraia ao Hospital São Vicente de Paulo, mas ela não resistiu aos ferimentos. Logo após o crime, a polícia foi acionada para a residência da família, onde a irmã estava escondida em um dos cômodos, supostamente armada com duas facas.

+ Como a esquizofrenia afeta a família de dois milhões de brasileiros

O que é um surto psicótico?

Surto é a denominação popular do que tecnicamente caracteriza-se como uma crise na alteração de comportamento e pensamento. A definição é da psiquiatra e diretora técnica do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) do Paraná, Emanuella Lacerda.

“Durante um surto psicótico o paciente pode apresentar alucinações, delírios, ansiedade, agressividade, pensamento ou comportamento desorganizado e, geralmente, a pessoa apresenta um discurso confuso, incoerente, narrando uma história que não existe, alterando pensamento e comportamento”, explica.

Segundo Emanuella, um surto psicótico pode acometer qualquer indivíduo. As causas são diversas: traumas, experiências de vida, questões orgânicas e psíquicas. Mas, na maioria dos casos, é causado por doenças psiquiátricas, em especial os transtornos psicóticos, como a esquizofrenia, como também depressão em sua forma mais grave, transtorno bipolar, transtornos ansiosos, além de possíveis danos neurológicos, vindos de lesão ou trauma.

“O abuso de substâncias químicas e a dependência causam alterações cerebrais e também podem desencadear um surto psicótico, pois acontecem alterações cerebrais de diversos neurotransmissores que podem acelerar o processo de desequilíbrio emocional”, afirma a especialista.

O que fazer em caso de surto?

Ao identificar sintomas de surto e, principalmente se eles trazem riscos para a própria pessoa e para terceiros, a psiquiatra reforça que é necessário uma avaliação médica imediata e, em alguns casos, internação hospitalar.

Ela explica que, se alguém estiver diante de um paciente em crise psicótica, o ideal é encaminhar com urgência para avaliação do médico psiquiatra para orientar o tratamento adequado e o manejo ideal dos sintomas, uma vez que isso evitará a evolução da doença e criação de novas situações de risco.

Onde procurar ajuda?

O Brasil conta com 3.019 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), unidades de saúde pública que atendem pessoas com transtornos mentais graves e não precisam de agendamento prévio.

Buscas por "Surto Psicótico" com tendência de alta no Google

O interesse de busca por "Surto Psicótico" está com tendência de alta no Google Brasil na comparação com os últimos 30 dias. Os dados são do Google Trends.

Interesse de busca por "Surto Psicótico" no Google | Google Trends
Interesse de busca por "Surto Psicótico" no Google | Google Trends
Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
saúde mental
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade