Publicidade
Saúde

Governo de SP prorroga vacinação contra gripe até 14 de julho

Medida tem como objetivo aumentar cobertura contra a Influenza; aplicações são feitas em UBSs

Imagem da noticia Governo de SP prorroga vacinação contra gripe até 14 de julho
Expectativa é que 90% do público esteja vacinado contra a gripe até o fim das aplicações | Myke Sena/MS
Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu prorrogar, até 14 de julho, a campanha de vacinação contra a Influenza – vírus responsável pela gripe. A medida, segundo a pasta, tem como objetivo ampliar a cobertura contra a Influenza no inverno, principal período de proliferação e transmissão de doenças respiratórias.

+ Gripe, resfriado, pneumonia, Covid-19 ou virose? Saiba identificar as doenças

As imunizações acontecem em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 645 municípios paulistas. Até o momento, desde o início das aplicações, em março, foi registrada uma cobertura vacinal de 53% no estado, sendo 29,7% de grupos prioritários, como crianças, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e idosos.

Ligia Nerger, enfermeira e diretora da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde, destacou que aqueles que se imunizaram em 2023 devem se vacinar novamente, já que os anticorpos diminuem com o tempo e o vírus da gripe pode passar por modificações. “O imunizante ajuda a proteger contra as cepas atualizadas”, disse.

Autoridades reforçam ainda que, com as baixas temperaturas e ar seco, há maior prevalência de doenças respiratórias como rinite, sinusite, gripes e resfriados, que, se não tratadas adequadamente, podem evoluir para um infecção local ou até mesmo pneumonia. No estado, o número de casos de pneumonia aumentou mais de 30% este ano.

Quais os cuidados para evitar contrair os vírus respiratórios?

Além de seguir o calendário vacinal e se imunizar, é importante manter alguns cuidados como:

  • Lavar as mãos frequentemente ou usar álcool gel;
  • Higienização de objetos;
  • Utilizar lenços descartáveis ao tossir e espirrar, caso não seja possível, utilizar a parte interna do braço para cobrir a boca e o nariz (não utilize as mãos para cobrir a boca e o nariz);
  • Mantenha o ambiente arejado;
  • Beber bastante água e manter-se hidratado;
  • Ter uma alimentação saudável.
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade