Saúde

"Genoma privilegiado": entenda segredo da longevidade de mulher que viveu 117 anos

Espanhola Maria Branyas Morera tinha microbiota intestinal parecida com a de uma criança, afirma pesquisa; entenda

Imagem da noticia "Genoma privilegiado": entenda segredo da longevidade de mulher que viveu 117 anos
A pessoa mais velha do mundo, Maria Branyas Morera, morre aos 117 anos | Reprodução/Instagram/@residenciatura

O segredo para a longevidade da espanhola Maria Branyas Morera, falecida aos 117 anos em agosto de 2024, pode ter sido revelado. É o que sugerem pesquisadores da Universidade de Barcelona, liderados pelo especialista em epigenética Manel Esteller. A pesquisa foi publicada pelo jornal catalão Ara.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Ao analisarem seu DNA, foi descoberto que Branyas possuía um “genoma privilegiado”.

Com isso, suas células se comportavam como se fossem 17 anos mais jovens e sua microbiota intestinal lembrava a de uma criança—fatores que podem estar diretamente ligados à sua impressionante vitalidade.

Com a microbiota diferenciada, seu intestino era rico em bifidobactérias, conhecidas por fortalecer a imunidade e reduzir inflamações. Além disso, a supercentenária tinha um DNA com variantes raras que ajudavam a manter o equilíbrio do sistema imunológico, protegiam o coração e favoreciam a função cerebral e um processamento lipídico altamente otimizado, o que evitou problemas como obesidade e colesterol alto.

O Guinness World Records reconheceu oficialmente o status de Branyas como a pessoa mais velha do mundo em janeiro de 2023, após a morte, aos 118 anos, da freira francesa Lucile Randon.

Estilo de vida também conta

Apesar da genética favorável, os hábitos de Branyas também foram fundamentais. Ela seguia a dieta mediterrânea, consumia iogurte regularmente e evitava álcool e cigarro. Além disso, valorizava as interações sociais e mantinha uma mente ativa, compartilhando sua rotina nas redes sociais.

Em uma de suas postagens, resumiu seu segredo em uma única dica:

"Fique longe de pessoas tóxicas."

A próxima pessoa mais velha listada pelo Grupo de Pesquisa em Gerontologia é agora Tomiko Itooka, do Japão, que tem 116 anos.

Assuntos relacionados

Saúde

Últimas Notícias