Entenda o que é xantelasma, condição que faz colesterol "vazar" pelo corpo
Nos EUA, um homem de 40 anos adotou uma dieta carnívora que fez com que aparecessem nódulos em suas mãos; saiba riscos
Wagner Lauria Jr.
A dieta carnívora adotada por um homem de 40 anos, morador da Flórida, nos Estados Unidos, fez com que ele desenvolvesse xantelasma, uma condição caracterizada pelo acúmulo de colesterol na pele (saiba mais detalhes abaixo): o diagnóstico fez com que seu corpo 'vazasse' gordura, com nódulos aparecendo em suas mãos.
+ Você costuma comer doce e pizza quando está com ansiedade? Saiba como mudar esse hábito
Com o objetivo de emagrecer e ter mais disposição, após passar 8 meses comendo até 4 kg de queijo por dia, hambúrguer e tabletes inteiros de manteiga, o paciente procurou atendimento médico ao notar o surgimento de caroços amarelados nas mãos, pés e cotovelos, segundo artigo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA).
+ Por que "estar em forma" pode ir além do seu peso? Entenda
Apesar de ser conhecida como carnívora, esse tipo de dieta é caracterizada por consumo apenas de produtos de origem animal, o que também incluí laticínios.
O que é xantelasma?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é um depósito de gordura e colesterol que ocorre logo abaixo da superfície da pele e com pápulas (ou nódulos) na pele. No caso do paciente, apareceu nas mãos.
Dentre as causas estão o distúrbio hereditário do metabolismo dos lipídios (gordura), mas principalmente se deve a níveis elevados de colesterol no sangue, de acordo com a Rede D'Or São Luiz.
Ainda segundo a SBD, a condição costuma não apresentar nenhum sintoma além do aparecimento dos nódulos na pele. O tratamento, além de controlar os níveis de colesterol, que no caso do americano estava bem acima do normal, é cirúrgico.
“Este caso destaca o impacto dos padrões alimentares nos níveis de lipídios e a importância do controle da hipercolesterolemia para prevenir complicações”, destacou o artigo.
Segundo a Biblioteca Virtual da Saúde, do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares, consequência direta do colesterol alto, são responsáveis por cerca de 30% de todas as mortes no Brasil.
Colesterol pode ser silencioso
O cardiologista e membro do Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Ricardo Pavanello explica que o colesterol pode vir de forma silenciosa e não ter nenhum relação com o peso corporal. Além disso, há pacientes com hipercolesterolemia familiar (HF), condição hereditária que se caracteriza pela produção excessiva de colesterol desde a infância ou adolescência, o que pode provocar obstrução ou entupimento das artérias se não tiver tratamento precoce.
O triglicérides alto, que também é uma gordura que circula pelo sangue, também pode ser silencioso e não ter relação com o peso, de acordo com o especialista.
Por isso, é importante a realização de exames laboratoriais regularmente.
Outros riscos das dietas restritivas
De acordo com a Gerente de Nutrição do HCor, Rosana Perim, a promessa de eliminar peso rapidamente não acompanha necessariamente a redução de gordura corporal.
“Como ocorrem alterações na alimentação, a perda de água e da massa muscular são consequências desta dieta. A dieta restritiva é desaconselhável, uma vez que a alimentação balanceada não estará em vigor”, disse.
Dentre os sintomas a médio e longo prazo estão tonturas, mau humor, fraqueza, queda de cabelo, ressecamento da pele, cansaço, indisposição, dificuldade de concentração, hipoglicemia (redução nos níveis de açúcar no sangue) e até desmaios.
Para a nutricionista do Hospital Sírio Libanês Caroline Martins Machado essas manifestações são resultado do estresse que o corpo sofre devido à falta de nutrientes essenciais para o seu funcionamento adequado, da má qualidade do sono e do comprometimento do funcionamento intestinal.
Segundo ela, esse quadro também pode ser observado em pessoas que, embora não sigam uma dieta restritiva, mantêm uma alimentação desequilibrada, com alto consumo de carboidratos, doces e produtos industrializados, e baixo consumo de frutas, legumes e verduras.
Para mudanças alimentares, há a necessidade de acompanhamento nutricional e médico.
Buscas por xantelasma com tendência de alta no Google
O interesse de busca por xantelasma está com tendência de alta no Google Brasil, com base nos últimos 12 meses, com alta puxada principalmente pelo pesquisa relacionada "homem vaza colesterol". Os dados são do Google Trends.